Nesta quarta-feira, 1º, comemora-se o Dia das Criançs na Ucrânia. Quase 100 dias de guerra devastaram crianças em uma escala e velocidade nunca vistas desde a Segunda Guerra Mundial.
Em média, mais de duas crianças são mortas por dia, disse a ONU nesta quarta-feira.
“Com base em relatórios verificados pelo Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, em média mais de duas crianças são mortas e mais de quatro feridas por dia na Ucrânia – principalmente em ataques com armas explosivas em áreas povoadas”, segundo o UNICEF.
Em seu último número oficial de mortos na terça-feira, o escritório de direitos humanos disse que pelo menos 262 crianças foram mortas e 415 ficaram feridas nos combates na Ucrânia, mas “acredita que os números reais são consideravelmente maiores”.
Cerca de 3 milhões de crianças dentro da Ucrânia e mais de 2,2 milhões de crianças em países que acolhem refugiados precisam agora de assistência humanitária desde que a Rússia lançou sua guerra contra seu país vizinho em 24 de fevereiro, disse a ONU.
Quase duas em cada três crianças na Ucrânia foram deslocadas devido à guerra no país.
A infraestrutura civil da qual as crianças dependem – incluindo pelo menos 256 unidades de saúde e uma em cada seis “escolas seguras” apoiadas pelo UNICEF no leste – é continuamente danificada ou destruída.
Centenas de outras escolas em todo o país também foram danificadas.
As condições para as crianças no leste e sul da Ucrânia, onde os combates se intensificaram, estão cada vez mais desesperadoras, observou o UNICEF.
“1 de junho é o Dia Internacional para a Proteção das Crianças na Ucrânia e em toda a região”, disse Catherine Russell, diretora executiva do UNICEF.
Vidas despedaçadas
“Em vez de celebrar a ocasião, estamos nos aproximando solenemente de 3 de junho – o 100º dia de uma guerra que destruiu a vida de milhões de crianças.”
Russell disse que sem um cessar-fogo urgente e uma paz negociada, as crianças continuarão a sofrer – e as consequências da guerra afetarão as crianças vulneráveis em todo o mundo.
A guerra causou uma crise aguda de proteção infantil, disse o UNICEF.
“As crianças que fogem da violência correm um risco significativo de separação familiar, violência, abuso, exploração sexual e tráfico”, disse a agência da ONU. “A maioria foi exposta a eventos profundamente traumáticos.”
As crianças que fogem da guerra precisam urgentemente de segurança, estabilidade, serviços de proteção infantil e apoio psicossocial, especialmente aquelas desacompanhadas ou separadas de suas famílias. “Mais do que tudo, eles precisam de paz”, disse a agência da ONU.
“O UNICEF continua pedindo um cessar-fogo imediato na Ucrânia e protegendo todas as crianças contra danos”, disse Russell. “Isso inclui acabar com o uso de armas explosivas em áreas povoadas e ataques à infraestrutura civil. O UNICEF está pedindo acesso humanitário total para alcançar crianças necessitadas com segurança e rapidez, onde quer que estejam”.
A guerra e os deslocamentos em massa são meios de subsistência devastadores e oportunidades econômicas, deixando muitas famílias sem renda suficiente para atender às necessidades básicas e incapazes de fornecer apoio adequado para seus filhos.