Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Estudantes da rede estadual realizam ações de preservação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Abertura da semana comemorativa ocorreu na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba

FOTO: Eduardo Cavalcante / Seduc

Nesta quinta-feira (02/06), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou a abertura da semana em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental e Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorados nos dias 3 e 5 de junho, respectivamente. A ação ocorreu com mais de 200 estudantes da rede estadual, na Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Com objetivo de transformar, celebrar, proteger e restaurar o planeta, 249 estudantes da Escola Estadual Osmar Pedrosa, na zona norte da capital, participaram da ação. Com o tema “Uma Terra só”, os alunos do Ensino Fundamental tiveram a integração com a natureza, por meio do convívio com os animais e a flora da fazenda.

A Secretaria de Educação aliou a abertura da semana ao projeto prioritário “Fazenda Escola”, que integra o programa Educa + Amazonas, do Governo do Estado.

Os estudantes participaram do plantio de mudas de plantas ameaçadas de extinção no ecossistema da Amazônia, como pau-brasil e o cacau, além de realizarem excursões focadas ao setor primário, como alimentação e conhecimentos sobre animais rurais, passeios a cavalo e pelas plantações.

A secretária executiva adjunta pedagógica, Hellen Matute, reitera como a iniciativa é uma oportunidade de conhecimento e incentivo aos alunos para cuidar do meio ambiente. “Dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e por isso trouxemos os estudantes para conhecer a fazenda. Esperamos que durante a semana, outras escolas realizem atividades alusivas ao dia que conscientizem nossas crianças”, pontua.

Thelma Prado, coordenadora de educação ambiental da secretaria, comenta que a sensibilização ocorre de forma interativa, para que os estudantes percebam, na prática, a importância da natureza e dos animais no cotidiano.

“Esses alunos tiveram o cuidado de realizar o plantio, participar do semear das plantas e futuramente, nas escolas, irão participar de todo o processo de crescimento dessa muda, por meio do projeto Fazenda Escola”, diz Prado.

A estudante Nicole Yasmin, do 5º ano, diz que ficou muito animada com o passeio. “Eu indico muito a fazenda para que todos possam vir, foi incrível fazer o passeio, conhecer os animais, brincar com eles e ver como eles se alimentam”, reforça.

Com informações da ACS