Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Governo do Amazonas inaugura Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança em Tabatinga

Esta é a sexta unidade do serviço aqui no Estado, a quarta inaugurada apenas em 2022

FOTO: Lucas Silva/ Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), inaugurou nesta quarta-feira (29/06), em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), a unidade do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic). O local funciona em uma sala da Delegacia Interativa de Polícia (DIP), na rua Manoel Tananta, 70, bairro Santa Rosa.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres da Sejusc (SEPM), o principal objetivo é oferecer um serviço humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade, além de reforçar o combate à violência contra mulheres, crianças e idosos. Com a ampliação do Samic, em municípios considerados estratégicos, o Governo do Estado também fortalece e qualifica a Nova Rede Mulher.

De acordo com o secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, a unidade traz impacto para a vida das vítimas a partir do atendimento psicossocial, realizado após a denúncia.

”O Samic se torna relevante para a vida dessas vítimas a partir do momento que esse acolhimento é realizado, em especial com o atendimento psicossocial, isso porque em algumas situações as vítimas não conseguem cortar os laços com o seu agressor, então aqui elas terão todo o apoio e orientações necessárias, pelo tempo que precisarem para superarem e seguirem a vida sem traumas”, afirmou o gestor.

No local, a equipe especializada é formada por uma psicóloga e uma assistente social, que são responsáveis pelo primeiro atendimento a qualquer tipo de violação de direitos registrada no município, além de encaminharem a demanda para os órgãos responsáveis.

Este é o sexto Samic no interior do Amazonas. O primeiro fica no município de Itacoatiara e o segundo foi inaugurado, em novembro do ano passado, em Maués. Neste ano, o estado ganhou mais três novas unidades: uma em Tefé, outra em Parintins e a mais recente no início do mês de junho, em Humaitá.

Com informações da ACS