Ao todo 22 internos estão atuando nos reparos
O programa Trabalhando a Liberdade, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), continua gerando bons resultados. Desta vez, 22 internos da Unidade Prisional de Tabatinga (UPT) realizam reparos de manutenção no Centro Integrado de Segurança (CIS), localizado no 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do município.
A reforma, que teve início na primeira quinzena de junho, tem previsão de término para a segunda quinzena de julho. Dentre os reparos realizados estão a revitalização no pátio externo, limpeza das telhas da cobertura, instalações elétricas e hidráulicas, e pintura.
Para o secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar, a utilização da mão de obra carcerária, além de beneficiar os internos, traz um retorno positivo para a sociedade.
“Por meio das atividades laborais, as pessoas privadas de liberdade (PPLs) têm a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nos cursos que a Seap oferece. Além disso, eles também conseguem a remição de pena por meio do trabalho”, destacou.
Para o interno Alan (nome fictício), a oportunidade de trabalho por meio do programa tem lhe gerado grandes expectativas futuras.
“Aqui eu tenho me desenvolvido bastante profissionalmente. Atuar em uma obra de reforma e colocar na prática tudo aquilo que aprendi é muito gratificante. Estou confiante de que, ao sair daqui, estarei mais apto para trabalhar de forma digna e honesta”, finalizou.
O programa Trabalhando a Liberdade faz parte dos processos de ressocialização implantados pela Seap em 2019, que preveem o uso da mão de obra carcerária em reformas e manutenções dentro e fora das unidades prisionais do Estado.
Com informações da ACS