Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Entre janeiro e outubro de 2024, Manaus registra queda nos crimes de roubos de veículos e em transporte coletivo


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apresentou, nesta sexta-feira (22/10), os números que atestam a redução nas ocorrências de crimes de roubo de veículos e ao transporte coletivo em Manaus. Os dados mostram que, entre janeiro e outubro deste ano, houve uma redução de 29% no roubo de veículos, e de 39% em roubo ao transporte coletivo, na comparação com o mesmo período de 2023.

Conforme os dados, foram 892 ocorrências envolvendo roubo de veículos em 2023 e, neste ano, 630 casos. Já no roubo a transporte coletivo, foram 1.031 no ano passado e 626 registrados neste ano. As estatísticas foram apresentadas durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Esse resultado é reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas junto às ações de repressão à criminalidade por meio do programa Amazonas Mais Seguro, desenvolvido pela SSP-AM, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Com investimentos que somam mais de R$ 790 milhões, o Governo Estadual reforçou as ações de repressão à criminalidade em Manaus com lanchas blindadas, armamento de grosso calibre, valorização profissional e tecnologia de ponta. 

“Esse investimento tem propiciado não só armamento e munição, mas também recursos em tecnologia e recursos humanos que tem feito muita diferença para nós, além da valorização dos nossos profissionais. O governador Wilson Lima foi um dos que mais investiram em segurança pública neste estado e os resultados estão aparecendo de maneira positiva”, destacou o secretário de estado de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida. 

Ainda no período de janeiro a outubro de 2024, conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, Manaus também alcançou redução de 19% em homicídios; foram registrados 713 em 2023, e 576 neste ano.

Em relação aos roubos a estabelecimentos comerciais, a redução é de 33%, sendo 1.237 em 2023, e 826 neste ano. No roubo à residência, a SSP-AM registrou uma queda de 26%; foram 398 no ano passado e, em 2024, o número caiu para 296 ocorrências. 

Vale destacar que, no crime de latrocínio, o estado está com 40% de redução, sendo a 3° maior redução da região norte e a 6° maior redução nacional. Foram 22 ocorrências no ano de 2023 e, neste ano, 11 registros. 

“Hoje temos na delegacia de homicídios um dos maiores índices de resolubilidade do Brasil, e a delegacia vem atuando também no interior para que consigamos tirar esses criminosos e trazer tranquilidade à população”, disse o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga. 

Redução de roubos de aparelho celulares

Entre janeiro a outubro deste ano, a SSP também registrou uma queda de 14% em roubos a aparelhos celulares, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 23.109 registros em 2023, contra 19.971 neste ano.

Em setembro deste ano, o Governo do Amazonas lançou o programa RecuperaFone com o objetivo de resgatar celulares roubados ou furtados, além de desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente.

O trabalho é coordenado pelo novo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) com o apoio das PC-AM e PMAM. Mais de 500 aparelhos já foram resgatados.

Reduções por zonas de Manaus

A SSP-AM também destacou as reduções por zonas da capital. As zonas centro-oeste e sul obtiveram 68% na redução de furto de celular. Foram registrados, 7.730 em 2023 e, neste ano, 2.450; a zona leste alcançou 56% em redução de roubo no transporte coletivo. Foram registradas, 207 ocorrências em 2023 e 92 em 2024.

Já a zona norte de Manaus foi destaque na redução de roubos em estabelecimentos comerciais com 42%. Os dados mostram que, em 2023, foram registradas 356 ocorrências e, em 2024, o número chegou a 205. Na zona oeste a redução é de 44% em roubos a residência, sendo registrados no ano passado, 50 ocorrências e em 2024, 28 casos. E a zona sul, pela segunda vez consecutiva, é destaque com 40% na redução de homicídios, sendo em 2023 com 123 casos e, neste ano, 74 ocorrências.

Patrulhamento estratégico

A Polícia Militar do Amazonas tem concentrado as ações de patrulhamento ostensivo em áreas consideradas com alto índice criminal, por meio de incursões e apuração de denúncias recebidas pelas linhas-diretas ou 190.

“A Polícia Militar trabalha de forma coordenada recebendo os dados de inteligência que são fornecidos pela Secretaria de Segurança, pela Secretaria Adjunta de Inteligência e também pelos nossos policiais que fazem a inteligência da Polícia Militar. Além disso, ocorre o reforço com as Operações Catraca, Rota Segura, Águia e a Demolidor que estão diuturnamente na rua para levar mais segurança e mais polícia para a população”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva. 

Investimentos

Para auxiliar o trabalho das Forças de Segurança, o Governo do Amazonas tem investido fortemente na aquisição de novos equipamentos como armamentos, munições, drones, e aumento da tecnologia como a inserção de novas câmeras do Sistema “Paredão”, que passou de 500 unidades para mais de 600 aparelhos em toda a capital.

Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM/Arthur Castro/Secom



Fonte