“Eu cheguei cedo e fui bem atendida. Deu tudo certo, consegui meu CPF”, comentou a manicure Jilmara Barbosa, sobre a ação socioambiental, de cidadania e direitos humanos do Governo do Amazonas. Realizada neste sábado (30/11), a população da cidade de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) teve acesso à serviços de documentação, capacitações e palestras.
Ao todo, mais de 600 pessoas foram atendidas na Escola Estadual Jamil Seffair, em Terra Preta, com serviços especializados para pessoas com deficiência, mulheres, idosos, crianças e adolescentes.
A população ainda contou com a inscrição, alteração e regularização de CPF, por meio do Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV), um serviço que Jilmara buscou para atualizar seu nome de solteira e, assim, poder regularizar sua documentação para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também disponível no local.
“Eu gostei da ação. Eu cheguei cedo aqui com o intuito de ser atendida na Nova Identidade e no CPF, para alterar meu sobrenome. Essa é uma ação de suma importância e espero que o Governo esteja trazendo sempre para nossa cidade de Manacapuru”, ressaltou a manicure.
Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a força-tarefa visou expandir o acesso da população aos serviços públicos, fortalecendo o trabalho conjunto entre os órgãos.
“A Sejusc, junto a UGPE, tem um plano de fortalecimento institucional para trabalhar nas causas socioambientais e outras secretarias de estado também estão envolvidas, como a SSP e a Afeam, com atendimentos de documentação, artesanato, de conscientização ambiental da população. Com certeza nós voltaremos a Manacapuru mais uma vez, porque está sendo um enorme sucesso e sendo bem recebido por essa população”, reforçou a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.
Parceria
De acordo com a subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, a ação também foca no enfrentamento à violência contra a mulher, com o fortalecimento das ações da Sejusc para o público em vulnerabilidade social.
“Essas atividades fazem parte de um acordo de cooperação técnica em que a UGPE fortalece a Sejusc para chegarmos mais longe e que deve perdurar ainda por mais anos pela frente, focando na política de gênero e do cuidado com a mulher no estado do Amazonas. Também já visualizamos a necessidade de retornar com essas ações, mas também sabemos que planejamos corretamente quando vemos os municípios da Região Metropolitana”, pontuou.
Serviços
Na ação, a população contou com a emissão da CIN, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), além de outros serviços como a emissão da declaração de hipossuficiência para a segunda via do Registro Civil de Nascimento (RCN), orientações jurídicas, capacitação em cursos de maquiagem e crocheteria, e atividades didáticas com crianças e adolescentes.
Para as pessoas com deficiência (PcD), a Sejusc também ofereceu orientações jurídicas, emissão e orientação sobre as carteiras da pessoa com deficiência (CiPcD) e do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal, solicitação para cadeiras de rodas e cadastro em linha de crédito Mais Inclusão.
Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foram realizadas palestras sobre o uso doméstico da água, Trilha do Saneamento e oficina de sabão.
Foto: Ygson França/Sejusc