Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Roubos de celulares caem 52% e a transporte coletivo reduz 86% em novembro no Amazonas


A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), registrou a redução de 52% nos crimes de roubo de celulares e 86% nos roubos a transporte coletivo, em novembro. Os dados foram apresentados, nesta quarta-feira (04/12), durante balanço da operação realizada nesta terça-feira, no Centro de Manaus, que resultou na prisão de um homem de 41 anos e na apreensão de cerca de 200 aparelhos com restrição de roubo e furto.

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, explicou que a redução é fruto dos investimentos do Governo do Amazonas, associado ao trabalho ostensivo e preventivo realizado pela PMAM e investigativo realizado pela PC-AM, que passaram a contar com reforço das ações dos Programas RecuperaFone e Coletivo mais Seguro.

“Ressalto que esses são frutos de um planejamento que vem sendo executado pelo menos há dois anos. Também destaco ferramentas de tecnologia como o Paredão, que ajuda muito, o RecuperaFone, ferramenta tecnológica que acabou de chegar, além de outras tecnologias que devem começar a operar em 2025, que com certeza irão reduzir ainda mais esses crimes”, disse o secretário.

Reduções

Entre os destaques está a redução no roubo a transporte coletivo. Conforme os dados apresentados, em novembro de 2023 foram 118 registros e em 2024, cerca de 17. Totalizando 101 roubos evitados para os usuários de ônibus. Já no roubo de aparelhos celulares, foram registrados no mesmo período do ano passado um total de 2.317 casos, e em 2024, 1.113, resultando na preservação de 1.204 pessoas nesse tipo de crime. 

“Ficamos felizes em ver o número de 86% na redução dos roubos a transportes coletivos nesse mês de novembro. Vale lembrar que, tempos atrás os meses de novembro e dezembro seriam meses de aumento nesse tipo de crime, justamente porque a população utiliza mais o transporte coletivo para ir ao Centro e outros locais para fazer compras do fim de ano”, disse o delegado Charles Araújo, do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (NURRC) da PC-AM. 

O delegado também ressaltou que em menos de seis meses, 30 suspeitos de praticar roubos a coletivos e rotas foram presos e cinco grupos especializados nesse tipo de crimes foram desarticulados. “Todos aqueles que foram presos por nossas equipes continuam até hoje presos, isso porque com a investigação feita num local apenas, a gente consegue reunir mais informações e com essas informações o judiciário consegue manter essas pessoas presas por mais tempo e conseguimos ver esses números reduzindo”, explicou Charles. 

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, enfatizou o trabalho realizado pela corporação voltado ao transporte coletivo e rotas do Distrito Industrial, que auxiliam diretamente na redução de índices criminais.

“A Polícia Militar realiza diuturnamente a Operação Catraca e (operação) Rota Segura. Nós temos trabalhado com a Inteligência e direcionando o nosso policiamento ostensivo para áreas consideradas sensíveis e em horários específicos para inibir ações dos infratores”, revelou.

O coronel Klinger também explicou sobre o patrulhamento estratégico aplicado pela corporação, mediante atenção às denúncias recebidas pelo 190 ou linhas-diretas das unidades policiais.

“Ontem mesmo a Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano), após recebimento de denúncia durante patrulhamento, conseguiu apreender 30 tabletes de drogas. Diariamente também apreendemos armas, que seriam usadas para cometimento de homicídios e roubos. Essas medidas impactam na redução da criminalidade”, explicou.

Operação RecuperaFone

Uma das ações realizadas para combater a comercialização de aparelhos celulares roubados e furtados é a Central Integrada de Fiscalização (CIF). A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (03/12), no centro de Manaus e resultou na prisão em flagrante de um homem de 43 anos pelo crime de receptação. Além disso, apreendeu mais de 200 aparelhos na ação com restrição de roubo ou furto.

Outras reduções

Durante a coletiva, também foram apresentadas reduções alcançadas em novembro na capital amazonense. Durante esse período os crimes de homicídios em Manaus apresentaram queda de 45%, uma redução total de 81% em roubo de veículos, 62% nos roubos a comércios, 51% nos roubos a residências e 33% nos roubo a transeuntes. 

Foto: Victor Levy/SSP-AM



Fonte