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No Mutirão de Cidadania, Sejusc leva serviços de documentação para zona norte e área rural da Capital


“Com a minha identidade nova poderei viajar e ver minha família em Tefé”, comentou Maria Rosângela dos Santos, de 48 anos, catadora de materiais, sobre a oportunidade de conseguir o serviço da Carteira de Identidade Nacional (CIN) na ação socioambiental, de cidadania e direitos humanos do Governo do Amazonas, neste sábado (07/12), na zona norte de Manaus.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a ação promoveu atendimentos na Escola Estadual Professor Octavio Mourão, no bairro Santa Etelvina – zona norte da capital -, das 8h às 12h, deste sábado, para as Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais da região.

“Hoje foi um grande dia de ações. Começamos pelo bairro de Santa Etelvina, fazendo ação socioambiental e de cidadania com os catadores, oferecendo serviços da Carteira de Identidade Nacional junto com a SSP-AM, crédito para o idoso e o PCD, regularização do CPF, entre outros serviços da Sejusc e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Tivemos também a ação na Cachoeira do Leão, junto com a Defensoria Pública, com a Saúde, todas voltadas à garantia da cidadania da nossa população”, comentou a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.

Em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram disponibilizados serviços de documentação, linhas de crédito e palestras para mulheres, pessoas com deficiência e idosos.

Além disso, cerca de 100 associados receberam cestas de alimentos e kits para bebê, como forma de auxiliar as pessoas em vulnerabilidade social.

Emocionada com a iniciativa, Maria Rosângela agradeceu a ação social e reiterou que não teria como buscar os serviços nos dias úteis, visto que o trabalho como catadora acaba por impossibilitar sua ida aos locais de atendimento fixos na cidade, como o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

“Eu lutava muito para tirar minha identidade e não conseguia. Eu gostei demais da ação, pude resolver minhas coisas. Antes eu precisei viajar e não consegui, porque minha identidade estava velha, mas agora poderei ver minha família. Eu sou de Tefé e vou visitar meus tios, minha mãe no Natal”, contou Maria Rosângela.

Serviços

Na ação, a população teve acesso à emissão da CIN, por meio da SSP-AM, além da emissão da declaração de hipossuficiência para a segunda via do Registro Civil de Nascimento (RCN), orientações jurídicas e capacitação em curso de crocheteria e microcrédito para idosos e envelhecentes.

Para as pessoas com deficiência (PcD), a Sejusc também proporcionou orientações jurídicas, emissão e orientação sobre as carteiras da pessoa com deficiência (CiPcD) e do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal, solicitação para cadeiras de rodas e cadastro em linha de crédito Mais Inclusão.

Em parceria com o Unicef, foram realizadas palestras sobre o uso doméstico da água, Trilha do Saneamento e oficina de sabão.

Área Rural

O Governo do Amazonas também levou serviços de cidadania, direitos humanos, saúde e orientação jurídica, neste sábado, para a Associação de Moradores do Ramal do Igarapé do Leão e Cachoeira, no quilômetro 37 da rodovia AM-010.

Expandindo as atividades e auxiliando no acesso aos serviços públicos para a população rural, mais de 130 pessoas foram atendidas na ação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que contou com curatela e registros de óbito e nascimento tardio, entre outros temas jurídicos para o cidadão.

Integradas a iniciativa, a Sejusc e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) ainda disponibilizaram serviços para pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, além de atendimento de saúde básica, como clínico geral, de enfermagem, vacinação, testes rápidos, entre outros atendimentos no local.



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