As obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), voltadas para a melhoria urbanística da cidade, estão impulsionando a economia local. Com os avanços dos trabalhos, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), abriu mais 48 vagas de emprego no município.
No início das obras, em setembro do ano passado, foram realizadas 75 contratações. Ao todo, serão 300 operários diretos somente nesta primeira etapa e a previsão é de que o programa gere, em cinco anos, cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos. As oportunidades, desta vez, são para carpinteiro (8), ferreiro/armador (6), pedreiro (6), bombeiro hidráulico (3), operador de máquinas (6), motorista categoria D (1) e ajudante geral (18).
De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a prioridade de contratação é para trabalhadores da região. “Os novos contratados vão atuar na obra que está em andamento desde setembro do ano passado. O aumento do efetivo é para potencializar as ações e abrir mais frentes de trabalho da primeira etapa, que inclui a rede de água e de esgoto”, comentou.
O processo de seleção já está sendo realizado pela empresa Avanço, contratada para executar as obras. Os interessados devem entregar o currículo no galpão, na Rua Silva Campos, nº 1322, Centro, ou enviar para o e-mail: se*****@av***************.br.
Com a realização do Prosai, o impacto econômico no município é grande. O coordenador local do programa, Leonardo Normando, destaca que a abertura das oportunidades oferece geração de renda para as famílias e, consequentemente, aumenta a demanda no comércio e em serviços, impulsionando a economia local.
Leonardo Normando afirma, ainda, que há previsão de abertura de novas oportunidades de empregos diretos. As contratações incluem supervisão de obras, apoio ao gerenciamento, trabalho técnico social, além de empresas que executarão as intervenções na área de urbanização e a que será responsável pela ação de reflorestamento. “Todas ofertarão oportunidades de trabalho em médio prazo”, enfatizou.
Lançado em 16 de setembro de 2024 pelo governador Wilson Lima, o programa iniciou a parte de água e esgoto com os recursos da contrapartida estadual. O contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 70 milhões, foi assinado em dezembro do ano passado.
Requalificação urbanística
O Prosai Parintins promoverá a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados ao redor da Lagoa da Francesa. Além das obras de saneamento básico e habitação, serão construídos um novo mercado, parques urbanos, praças, ciclovias, playgrounds, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense.
As obras do sistema de esgoto, que ainda serão iniciadas, contemplarão as áreas de intervenção do programa. Serão implantados 31 quilômetros de redes (ligações domiciliares e intradomiciliares, coletores tronco e interceptores), beneficiando os bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita de Cássia. Além disso, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e quatro estações elevatórias, para beneficiar 2,4 mil famílias na área de intervenção.
Desde o início da programação, em setembro do ano passado, as obras já chegaram a seis bairros da cidade: Paulo Corrêa, São José Operário, Vitória Régia, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paulo e Emilio Moreira, com a instalação da tubulação da rede de abastecimento de água em 46 ruas.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE