Adaf autoriza realização da 8ª Feira de Bubalinos de Parintins

 Adaf autoriza realização da 8ª Feira de Bubalinos de Parintins
Digiqole Ad

Autorização atesta que organizadores cumpriram todos os requisitos obrigatórios para prevenir a introdução de doenças no Estado

FOTO: Joubert Lima/Adaf

Realizada pela última vez em 1995, e resgatada neste ano para aquecer a economia do município, a Feira de Bubalinos de Parintins obteve autorização da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) para realizar sua oitava edição. O evento iniciou hoje (1º/06), no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza e se encerrará na próxima segunda-feira (06/06).

Promovido pela Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), com apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Parintins, o evento foi lançado em março deste ano, com a presença do governador Wilson Lima, e busca oxigenar a cultura bubalina e o programa de melhoramento genético de bovinos Mais Pecuária Brasil.

Para obter a autorização da Adaf, os organizadores do evento precisaram se cadastrar junto à autarquia e cumprir todas as normas estaduais e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entre as exigências que deverão ser cumpridas pelos responsáveis pelo evento agropecuário está o acompanhamento da recepção e posse temporária dos animais participantes, e a garantia de que os proprietários ou responsáveis entreguem as Guias de Trânsito Animal (GTA) e documentos sanitários à Agência de Defesa.

A feira conta também de forma obrigatória com um médico veterinário como responsável. Profissional que deverá permanecer no evento do início ao fim. As regras rígidas para a promoção de eventos agropecuários têm o objetivo de prevenir a entrada de doenças no Estado, uma vez que eventos do tipo proporcionam o encontro de animais de locais distintos, havendo risco da introdução de enfermidades como, por exemplo, a febre aftosa.

Emitido pela Gerência de Defesa Animal (GDA), por meio do Setor de Trânsito e da Coordenação de Eventos Agropecuários, o Certificado de Autorização do Evento Agropecuário atesta que toda a documentação encaminhada pelos organizadores à Adaf foi aprovada e que as condições obrigatórias foram cumpridas. O certificado é assinado pelo diretor-presidente da autarquia, após avaliação da equipe técnica, e cabe ao promotor do evento manter uma cópia do certificado em local visível.

Para o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, autorizar a realização de um evento tradicional como a Feira de Bubalinos de Parintins, após um hiato de 27 anos da sua última edição, é uma grande satisfação. “Estamos muito felizes de fazer parte da retomada deste evento agropecuário em Parintins. Mais uma vez a Adaf mostra a sua contribuição na preservação do patrimônio animal do Amazonas e no incremento sustentável da produção agropecuária do Estado”, ressaltou.

Calendário

Até dezembro deste ano, a previsão é de que 105 eventos agropecuários sejam realizados nos 62 municípios do Amazonas. Além de Parintins, neste mês de junho, o município de Urucará promoverá, nos dias 3 e 4, a 2ª Corrida de Cavalos Fogo do Espírito Santo.

E no mês de julho, Urucurituba e Itacoatiara devem promover dois importantes eventos, a Exposição Feira Agropecuária, com a 17ª Festa do Cacau; e a 1ª Exposição Feira Agropecuária (Expoita), respectivamente.

Com informações da ACS

----------------------------------------------------------------------------------