Amazonastur participa de audiência do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico de Rio Preto da Eva

 Amazonastur participa de audiência do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico de Rio Preto da Eva
Digiqole Ad

Pesca Esportiva, turismo gastronômico, eventos e etnoturismo estão entre os destaques do município

FOTO: Lucinei Filho/Seplamctur

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) participou, nesta quarta-feira (15/06), de Audiência Pública para a aprovação do Plano Municipal de Turismo de Rio Preto da Eva (57 quilômetros distante de Manaus). A elaboração do documento foi realizada por meio da parceria entre a Amazonastur, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e secretaria municipal de turismo.

Organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo de Rio Preto da Eva (Semplactur), o evento apresentou o documento à população local, órgãos públicos e empresas privadas para o conhecimento, sugestão e aprovação.

De acordo com a Chefe de Departamento de Produtos e Projetos da Amazonastur, Raíssa Tavares, o plano vai auxiliar a prefeitura na elaboração de ações, estratégias e políticas públicas de desenvolvimento do turismo local. “A audiência pública é o primeiro passo para aprovação do plano municipal de turismo no município. A contribuição da população local servirá para a confirmação e validação de informações, sendo o próximo passo, a revisão para aprovação final do plano”, explicou.

O titular da Semplactur, Ronisley da Silva Martins, ressalta a importância da parceria entre a Amazonastur, a UEA e o município na construção do plano e reforça a participação da sociedade. “Estamos com a possibilidade de ter a participação das lideranças, dos prestadores de serviço para poder implementar o plano, uma vez que foi elaborado no período da pandemia, temos a oportunidade de estar mais próximo deles e agora é a hora de colher as sugestões, as opiniões e encaminhamentos”, disse.

Para a coordenadora pedagógica do Curso de Turismo da UEA, Glaubécia Teixeira da Silva, a parceria é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos teóricos. “Assim, os alunos podem colocar em prática a criatividade, a capacidade de reflexão, de análise e também fazer sugestões, propostas para resolver ou dar um encaminhamento para os problemas identificados no município e o aproveitamento também dos potenciais que o município tem em relação ao turismo”, afirmou.

Este ano, no início do mês de junho, a Amazonastur juntamente com a UEA entregou o primeiro Plano Municipal de Turismo em Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus). Os planos municipais de Presidente Figueiredo (117 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (115 quilômetros da capital) estão em fase de conclusão.

Com informações da ACS

----------------------------------------------------------------------------------