Funcionários públicos foram até a sede da Fundação Hemoam fazer a doação de sangue
Um grupo de 15 servidores da Agência de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) participaram, nesta sexta-feira (10/06), da campanha “Seja Vida – Doe Sangue”, em alusão ao mês de conscientização para doação de sangue.
Desenvolvida pela Arsepam, a campanha busca incentivar que funcionários públicos doem, de forma voluntária, o material. A coleta do fluido ocorreu na sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), na zona centro-sul de Manaus.
O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, explicou que a ação busca também ajudar a impulsionar as ações de solidariedade. “Nós da Agência Reguladora, como servidores públicos, estamos aqui para colaborar e para incentivar que outras pessoas venham praticar esse gesto que é tão importante, diante da necessidade de muitos que estão hospitalizados”, disse o gestor.
A chefe do Departamento do Ciclo do Sangue da Fundação Hemoam, Dra. Socorro Viga Yurtsever, aprovou a iniciativa da Arsepam porque estimula a população como um todo, principalmente no Junho Vermelho.
A Dra. Socorro Viga explicou, ainda, que cada bolsa de 440 mililitros doada pode ajudar a salvar até quatro vidas. “Ela é dividida para concentrado de hemácias, a parte vermelha do sangue, que é para as anemias; as plaquetas que vão para as hemorragias; o plasma e o fator 8 usado em algumas cirurgias cardíacas e outras patologias”, disse a médica.
Por meio do Departamento do Ciclo do Sangue, a Fundação Hemoam atende toda a rede de hemocomponentes da capital e do interior do estado.
Fazendo o bem
O coordenador do Departamento de Transporte Rodoviário (DETR) da Agência Reguladora, Giovanni Netto, disse estar muito feliz em poder ajudar ao próximo.
“De forma pioneira, o diretor-presidente da Arsepam iniciou essa campanha. E acho ela muito importante porque, além de estarmos colaborando enquanto servidores, também estamos salvando vidas”, destacou.
Reserva
Atualmente, o estoque sanguíneo da Fundação Hemoam conta com uma média de 800 bolsas. O número ideal seria, segundo a chefe de Departamento do Ciclo do Sangue, 1.200. Ou seja, a instituição está com a capacidade abaixo em 33,33%.
Atualizado no último dia 9 de junho, o estoque conta com os tipos de sangue A-, A+ e B+ com a capacidade normal. Os demais (AB-, B-, O-, AB+ e O+) têm a quantidade considerada crítica. O volume pode ser consultado no site hemoam.am.gov.br.
Com informações da ACS