Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Carreta da Saúde está em Iranduba


Foto: Alex Pazuello

Os moradores de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) celebraram a chegada da Carreta da Saúde à cidade. A unidade móvel oferecerá 2,4 mil exames entre mamografias e ultrassonografias, até o final de janeiro. Na terça-feira (07/01), o governador Wilson Lima vistoriou a unidade.

Para muitos, como Jucimar Brasil, de 72 anos, a iniciativa representa não apenas comodidade, mas uma oportunidade de cuidar melhor da saúde. “É bom e ajuda muito. Eu estou aqui para fazer exames de abdômen total. Facilita muito. Eu já tenho setenta e poucos anos e agora eu vim para fazer esse exame”, disse Jucimar.

A unidade móvel está estacionada no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Iranduba, localizado na rodovia AM-151. Os atendimentos acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h, exclusivamente para adultos. Serão disponibilizadas 950 mamografias e 1.520 ultrassonografias, incluindo exames de abdômen total, abdômen superior, tireoide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

A dona de casa Eliete Alencar, 55, também compartilhou sua alegria ao poder acessar exames essenciais como a mamografia sem precisar se deslocar para Manaus. “Quando eu soube que a carreta ia estar aqui, fiquei até muito alegre. Eu tinha um exame para fazer em Manaus e acabei não fazendo, passou a data. Vim procurar e fui atendida aqui”, disse Eliete.

Por meio da estrutura, o Governo do Amazonas vem descentralizando serviços de saúde, facilitando o acesso aos diagnósticos para a população e agilizando o processo de realização de exames, especialmente em áreas onde a população enfrenta dificuldades de mobilidade e longos tempos de espera.

De janeiro a novembro de 2024, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registrou mais de 29 mil atendimentos nas unidades móveis, sendo 9,1 mil realizados no interior do Amazonas. Ao longo do ano, sete municípios receberam as unidades móveis de forma pioneira: Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins.



Source link