Hoje (20), quando se comemora o Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil Educativo (CCBB Educativo), oferecerá ao público diversas atividades gratuitas, realizadas também nos fins de semana.
O coordenador Pedagógico do CCBB, Alexandre Diniz, citou – entre essas atividades – a contação de histórias, em dois horários, na parte da tarde. As histórias fazem ligação com a temática das exposições em cartaz no CCBB OsGemeos: Nossos Segredos e Walter Firmo.
Há atividades para crianças de três a seis anos, denominadas Pequenas Mãos, que também dialogam com a exposição OsGemeos. “As crianças vão conversar um pouco sobre arte de rua, vão experimentar o desenho”, disse Diniz à Agência Brasil.
Nessa atividade, os pequenos visitantes são convidados a intervir e expor suas artes nas fachadas dos prédios de uma cidade em miniatura. O Pequenas Mãos ocorre nos feriados e aos sábados, às 11h. Para crianças menores, de dois e três anos, o CCBB Educativo promove no mesmo horário o Pequeníssimas Mãos, que é um percurso sensorial criado para essa faixa etária. Será hoje e no domingo, às 11h.
Pequeníssimas Mãos é um percurso sensorial criado para crianças de dois e três anos – Divulgação/CCBB
São realizadas também visitas mediadas à exposição OsGemeos, sem necessidade de agendamento, além de atividade de artes visuais, no térreo do CCBB, intitulada Fotografitte. Essa ação será durante todo o dia, em diversos horários.
Incorporado ao Ateliê Aberto do CCBB Educativo do Rio, o Fotografitte é uma estrutura de interação e apropriação entre a arte do grafitti e a imagem do visitante. Utilizando elementos como as formas do corpo humano, roupas, objetos e ícones da arte urbana e da cultura hip-hop, foram desenvolvidos stickers (adesivos) inspirados pelo universo de OsGemeos. A experiência consiste em escolher esses fragmentos, criar uma composição no painel transparente e posar para fotos, vivenciando a fusão entre as artes da fotografia e do grafitti.
Experimentação
Os visitantes que chegarem mais cedo, às 9h30, vão experimentar o material tátil que os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo desenvolveram para a exposição sobre sua obra e conhecer um pouco da trajetória dos artistas e da técnica com que eles trabalham esse material de suporte. Essa abordagem é feita no térreo, no rotunda, informou Alexandre Diniz. “Para o final de semana, a gente continua também com essa programação”, afirmou.
O coordenador pedagógico informou que, para as atividades das crianças menores no Pequeníssimas Mãos, são até dez participantes por vez, sendo cinco crianças e cinco adultos; no Pequenas Mãos, o número de crianças sobe para dez.
Já no Fotografitte, não há limite. É chegar e participar. As visitas mediadas reúnem até 20 pessoas, enquanto a contação de histórias tem limite de 40 pessoas, englobando pais e filhos.
Alexandre Diniz anunciou, ainda, que, no período de férias, iniciado no último dia 2, o CCBB Educativo do Rio tem estado com atividades acima da média. “Para se ter ideia, [tem-se] fila de uma hora e meia (de duração) no CCBB para ver a exposição”. Ele acredita que a tendência é continuar assim até a próxima segunda-feira (23), último dia da exposição OsGemeos. “A gente sabe que, acabando OsGemeos, essa frequência vai cair pela metade”, salientou.
Percurso sensorial para os pequenos – Divulgação/CCBB
Dentro ainda da atração Férias no CCBB, neste mês de janeiro, as oficinas do Laboratório de Artes acontecem também nos dias de semana, de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h.
Novas montagens
Em fevereiro, com novas montagens no térreo, a frequência de público deve voltar a crescer. Será montada uma estação sensorial para falar sobre cor. Em paralelo, estão sendo desenvolvidas pequenas contações de histórias que vão falar sobre diversos lugares do mundo. É uma pequena viagem pelo globo, contando histórias características de cada país. Essas atividades ocorrerão durante a semana, de quarta a segunda-feira, em fevereiro.
O CCBB Educativo é um programa contínuo de arte-educação, patrocinado pelo Banco do Brasil, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.
Em 2023, o programa é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas no Ateliê Aberto são voltadas para todos os públicos e inteiramente gratuitas.