Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Comunicadores indígenas expõem no Museu Nacional da República


“Muitas vezes a gente está sendo retratado por não indígenas. A nossa história está sendo contada de outra forma. Hoje, a gente mostra as nossas culturas, a nossa história, com os olhares dos comunicadores indígenas.”

Com essas palavras, a cineasta e curadora indígena Kujaesãge Kaiabi apresenta a exposição Os Olhos do Xingu, que conta 20 fotografias e vídeos de 8 artistas membros da Rede de Comunicadores Xingu+, que vivem em território indígena do Xingu, mostrando a perspectiva dos povos originários sobre seu relacionamento com o meio ambiente.

“Todos agora estão sabendo que o nosso corpo está sendo contaminado pela plantação de soja, porque assim que a chuva cai, ela traz o veneno até o rio, onde a gente bebe a água, onde os peixes que a gente consome estão sendo contaminados por esse veneno. Os bichos que a gente come, o nosso alimento vem da natureza, e a foto tem o poder de mostrar aquilo que está acontecendo.”

A exposição é uma realização da Rede Xingu, da União Europeia e do Instituto Socioambiental (ISA), com apoio da Fundação Rainforest da Noruega – instituição de preservação ambiental. Atendendo a um convite da instituição, a mostra Olhos do Xingu passou primeiro pela Noruega, antes de chegar ao Brasil. A cineasta explica que já tinha vontade de trazer a exposição para o Museu Nacional da República, considerando o seu alcance.

“Brasília tem um espaço muito importante que pode trazer essa reflexão para o mundo. Ali (no museu) passam várias pessoas de várias regiões, de vários países. Então, a gente trouxe essa exposição com o olhar do comunicador indígena, dos fotógrafos cineastas indígenas.” 

A seleção de fotos apresentadas na mostra também inclui registros de mobilizações em Brasília, como a 3ª Marcha Mulheres Indígenas, que ocorreu em setembro de 2023, além de retratos feitos em reuniões e em danças e festividades realizadas nos territórios.

Serviço:

Visitação: 6 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025
Local: Museu Nacional da República – Setor Cultural Sul, Lote 2, Brasília (DF)
Entrada gratuita.

*Estagiária sob a supervisão de Marcelo Brandão



Source link