Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia traz discussões em prol do ecossistema de inovação

 Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia traz discussões em prol do ecossistema de inovação
Digiqole Ad

Evento conta com palestrantes internacionais e representantes de instituições renomadas

FOTO: Divulgação/Fapeam

Com o apoio do Governo do Amazonas, iniciou, nesta terça-feira (14/06), a 4ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia. O evento promove discussões relevantes em prol do ecossistema de inovação da região e do país, assim como a capacitação de alunos e profissionais das áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação.

A conferência recebe incentivo do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), Edital Nº005/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O encontro, realizado em formato híbrido, é promovido pelo Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

Durante a solenidade de abertura, o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, comentou sobre o compromisso do Governo do Amazonas no avanço da CT&I no estado, bem como destacou o apoio dado à realização do Fórum Nacional do Consecti e Confap, ocorrido em Manaus, no qual o ministro anunciou investimentos para a região amazônica.

Paulo Alvim destacou a contribuição do Governo do Amazonas à iniciativa Amazônia+ 10, cujo edital foi lançado no dia 9 de junho, com apoio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I. O edital é um desdobramento do Programa Amazônia +10, lançado pelos governadores durante a Reunião Anual do GCF Task Force, em março deste ano.

“Algo muito relevante que gostaria de destacar foi a Carta de Manaus, com uma nova lógica que vai induzir o processo de fomento na região e, principalmente, reconhecer a necessidade de um aporte diferenciado para a região amazônica. Fazer ciência, tecnologia e inovação na região é algo que precisa ser tratado com diferença, e a CT&I tem papel fundamental no bioma amazônico”, enfatizou.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que a Amazônia precisa estar na pauta ao se falar sobre os grandes desafios do Brasil. Na oportunidade, citou o amazonólogo Samuel Benchimol, pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que dizia que um dos grandes desafios, que permanece nos dias atuais, é fazer com que a Amazônia seja economicamente viável, ecologicamente adequada, politicamente equilibrada e socialmente justa.

“São desafios que continuam presentes em relação a essa região que é superlativa, com a maior floresta tropical do mundo, 60% dessa floresta está na Amazônia Legal, no território brasileiro, com maior banco genético, maior quantidade de minerais e biodiversidade. São aproximadamente 35 milhões de pessoas que habitam essa área”, ponderou.

Márcia Perales enfatizou ainda que a ciência, tecnologia e inovação são caminhos profícuos para enfrentar esses desafios de forma sustentável, preservando as riquezas naturais, assegurando a qualidade de vida da população e o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, reforçou que, desde 2019, o governador do Amazonas, Wilson Lima, reposicionou a CT&I como áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e socioambiental do estado.

Amoci

Em sua quarta edição, a coordenadora do evento, Noélia Falcão, destacou que o evento conta com a participação de representantes nacionais, da América Latina e do continente africano, fatos estes que evidenciam os esforços da Amoci e do Inpa na busca de colaborações para a construção e manutenção de um ecossistema de inovação na região amazônica e também no Brasil, uma vez que o formato híbrido do evento permite alcançar um maior público.

“É desafiador selecionar temas e palestrantes que nos possibilitem apresentar novidades para questões que por vezes são muitas debatidas no meio acadêmico e empresarial. Quero agradecer a Fapeam pelo apoio que disponibiliza às instituições científicas e tecnológicas do nosso estado. Este evento está sendo possível graças a esse apoio”, disse Noélia.

Evento

O evento conta com palestrantes internacionais e representantes de instituições renomadas, com objetivo de reforçar o compromisso de disseminar entre os atores de inovação regional e nacional, a cultura e as novas práticas da Propriedade Intelectual, da Transferência de Tecnologia e do Empreendedorismo visando o estímulo à inovação na Região Norte.

A Conferência segue até esta quarta-feira (15/06). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço eletrônico do Arranjo Amoci (https://arranjoamoci.org/4conferenciainternacional) até a data do evento. Os certificados são emitidos para os participantes com mais de 75% de aproveitamento do evento.

Parev

O Parev é um edital de popularização da ciência, por meio do apoio a realização de eventos científicos e tecnológicos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação.

A chamada II do Parev está com inscrições abertas até 28/7. O edital contempla eventos a serem realizados de fevereiro a junho de 2022.

Confira a chamada do Parev:

http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0022022/

Com informações da ACS

----------------------------------------------------------------------------------