Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Corpo de Bombeiros do Amazonas celebra 26 anos de emancipação e entrega comendas para autoridades


O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na noite desta segunda-feira (25/11), a solenidade em comemoração aos 26 anos de emancipação da corporação. No evento, que aconteceu no Comando Geral do CBMAM, foi entregue a medalha de honra Imperador Dom Pedro II às autoridades, que prestaram notáveis serviços à sociedade amazonense ao longo de 2024.

O Corpo de Bombeiros, que possui 148 anos de existência, teve a emancipação da Polícia Militar do Amazonas concedida há 26 anos, conquistando a independência institucional no estado. Todos os anos, no aniversário de emancipação, a corporação homenageia as autoridades militares e civis com a entrega da honraria.

O Comandante-Geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, destacou sobre o momento significativo para a corporação. Segundo ele, a entrega da honraria é uma maneira de agradecer às autoridades civis e militares do Brasil e do Amazonas pela parceria ao longo do ano.

“Hoje nós estamos entregando a medalha Dom Pedro e outras condecorações, fruto de um trabalho positivo em favor da sociedade. É uma data histórica para nossa corporação e um momento de gratidão a todas as secretarias e órgãos públicos que nos ajudaram no decorrer do ano, esses 26 anos de emancipação foram importantes para firmar os laços e garantir que o Corpo de Bombeiros crescesse”, enfatizou coronel Muniz.

O Comandante-Geral do CBMAM destacou ainda os investimentos do Governo do Amazonas ao longo de 2024, que ajudaram a reforçar o efetivo operacional da corporação.

“Esse ano nós tivemos grandes investimentos, com o ingresso de efetivo, aquisições de materiais e equipamentos por parte do governo, viaturas, embarcações, e isso ajudou a reforçar o serviço operacional. E muito em breve, nós vamos ocupar fisicamente mais municípios e isso dará capacidade para a corporação atender mais e melhor a todo estado do Amazonas”, pontuou coronel Muniz.

Medalha Imperador Dom Pedro II

Normatizada pelo Decreto n° 25.717, de 9 de março de 2006, a medalha de mérito Imperador Dom Pedro II é a maior comenda outorgada pela corporação e é destinada a premiar os oficiais superiores do Corpo de Bombeiros, os militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares e, ainda, os cidadãos civis. Neste ano, mais de 50 autoridades receberão a medalha concedida pela corporação.

Honras militares

Na solenidade também foi entregue a Medalha Leovegildo Coelho criada pelo Decreto n° 25.717, de 9 de março de 2006, sendo destinada aos bombeiros militares, que foram destaque na realização do serviço dentro da corporação.

FOTO: Divulgação/CBMAM



Fonte