A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), reuniu-se nesta terça-feira, 19, na sede da instituição, com administradores de shoppings de Manaus, lojistas e o Órgão de Defesa do Consumidor – Procon Manaus, para discutir a adequação das lojas às normas durante os descontos realizados na Black Friday. A iniciativa visa assegurar práticas comerciais corretas, a fim de prevenir fraudes que prejudiquem os consumidores.
Durante a reunião, o Nudecon reforçou a necessidade de transparência nos descontos oferecidos, considerando as frequentes reclamações de promoções enganosas e preços inflacionados antes das ofertas. “Essas parcerias com shoppings centers e com os órgãos de defesa do consumidor são fundamentais para que a gente possa garantir a credibilidade da Black Friday. É essencial que os produtos ofertados realmente apresentem preços mais baixos, assegurando um período promocional justo e transparente”, afirmou o defensor público Christiano Pinheiro, coordenador do Nudecon.
Com o apoio do Procon Manaus, o objetivo desse alinhamento é evitar irregularidades e proteger os consumidores contra práticas abusivas, especialmente durante um período de grande movimentação comercial como a Black Friday. Além de tratar das queixas mais usuais dos consumidores, como propaganda enganosa e falta de clareza em políticas de troca. “Nesses encontros, buscamos não apenas alinhar o cronograma de fiscalizações, mas também advertir lojistas sobre situações que podem gerar conflitos com os consumidores”, acrescentou o defensor.
A programação do Nudecon para a Semana da Black Friday inclui um Mutirão de Atendimento para demandas do consumidor, que será realizado na próxima sexta-feira, 22, na sede do Nudecon, localizada no Shopping Grande Circular, das 8h às 17h. No dia 23, o núcleo também estará presente no evento “Governo Presente”, no CETI Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, oferecendo orientações sobre direitos do consumidor, das 8h às 14h.
Foto: Procon Manaus