Usina será instalada para reforçar assistência em saúde no Hospital Vó Mundoca, por meio da expansão da capacidade operacional
O Governo do Amazonas está cedendo uma usina de oxigênio medicinal e um enchedor de cilindros para o município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus). O termo de cessão provisória foi assinado pelo governador Wilson Lima, nesta segunda-feira (06/06). Adquirido com recursos estaduais, o equipamento tem capacidade de gerar 30 metros cúbicos por hora e vai ser instalado no Hospital Vó Mundoca.
A liberação do equipamento foi feita durante as atividades do Governo Presente, que ocorre no município. O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, e o prefeito de Borba, Simão Peixoto, também assinaram o documento. Além da usina, Borba recebeu outros equipamentos e itens médicos, hoje.
“A determinação do governador Wilson Lima é equipar as unidades de saúde da capital e do interior para que tenham condições de prestar assistência aos pacientes, como é o caso da usina, os materiais de laboratório e os medicamentos. A usina de oxigênio já conta com o enchedor de cilindros para otimizar o armazenamento pela unidade hospitalar”, afirmou Anoar Samad.
A usina será instalada no município para reforçar a assistência em saúde no Hospital Vó Mundoca, por meio da expansão da capacidade operacional. Com a pandemia de Covid-19, o Governo do Amazonas quase dobrou a capacidade de produção diária de oxigênio no Estado, com a aquisição de usinas para a capital e interior. O investimento total com as usinas e os enchedores de cilindros é de R$ 41,2 milhões.
O Amazonas possui 43 usinas de oxigênio em operação no estado, sendo 31 em funcionamento no interior e 12 em Manaus. O Governo do Estado realizou processo licitatório para aquisição de mais 29 usinas de oxigênio, incluindo sistema para abastecimento de cilindros de oxigênio, com o qual o município de Borba é beneficiado.
Equipamentos
Borba recebeu também um monitor multiparamétrico para reforçar a assistência na unidade hospitalar e garantir o atendimento dos pacientes. O monitor é o principal equipamento utilizado entre os profissionais de saúde para acompanhar a evolução dos indicadores de saúde e avaliar a necessidade de novas intervenções. Os monitores se destinam ao uso em setores como triagem, emergências, centros cirúrgicos e leitos de Unidade de Cuidado Intermediário (UCI).
Nesta segunda-feira, o governador Wilson Lima entregou ainda 12.746 itens para enfrentamento ao período de cheia dos rios, como medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Também foi repassada uma centrífuga mutiprocessada, com capacidade de centrifugar um volume total de 240 ml, e suporte para 16 tubos de 15 ml; e um microcomputador para equipar o laboratório do Hospital Vó Mundoca.
Com informações da ACS