Dando continuidade aos trabalhos do Grupo de Atuação Estratégica na Proteção e Defesa das Mulheres (Gadem), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, na última semana, palestras em escolas estaduais em Manicoré (a 347 quilômetros de Manaus). Os encontros visam promover a conscientização de adolescentes quanto ao combate da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
“As palestras em alusão ao Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, celebrado nessa segunda-feira (25), ocorreram no período da manhã na Escola Estadual de Tempo Integral, para alunos do 3º ano do ensino médio, e no período da tarde no Colégio Maria Sá, com alunos do 2º e 3º ano do ensino médio. Aproximadamente 200 estudantes participaram dessa troca de informações”, conta a defensora pública Elaine Frota.
De acordo com a defensora, a primeira agenda do grupo em escolas do município aconteceu em agosto deste ano. O retorno da atividade em novembro amplia o trabalho com os adolescentes do município.
Durante as palestras, foram abordados pela equipe da DPE-AM pontos como quais são os tipos de violência existentes, ações judiciais possíveis, o que são as medidas protetivas de urgência e quem pode solicitar. “Além de promover a educação em direitos, a nossa equipe composta por analista, defensora e estagiários, deixou a Defensoria Pública à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos sobre situações que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher”.
Elaine Frota ressalta a importância de atividades que levem pautas necessárias para serem discutidas em espaços educacionais. Para ela, ações como essas agem como um propulsor para a compreensão e identificação dos direitos das mulheres, além do reconhecimento de possíveis direitos violados.
“A importância das atividades nas escolas é indiscutível, tendo em vista que demonstra um interesse plural de entendimento, esclarecimento e capacitação não só para adultos, mas desde a adolescência a respeito da importância de proteção contra a mulher sobre qualquer ato de violência”, disse.
Defesa da mulher
Quando a pauta é a proteção e combate à violência doméstica, a Defensoria do Amazonas abraça capital e interior com trabalhos não só de conscientização, mas com defesa, orientação e acolhimento, serviços disponibilizados por equipes multidiciplinares e prontas para atuarem em situações delicadas e de dor sofridas pelas vítimas que buscam por ajuda.
A inauguração da sede do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) nessa segunda-feira (25), em Manaus, é um exemplo do fortalecimento e compromisso da DPE-AM com o protocolo de atendimento personalizado e humanizado voltado às assistidas vítimas de violência.
Aos que buscam por orientação, há a opção de agendamento pelo 129 e pelo WhatsApp da Defensoria (92 98559-1599). Com a inauguração da sede física, há também o atendimento presencial no núcleo, localizado na avenida André Araújo, nº 7, bairro Aleixo, em Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Foto: Divulgação