Com o auxílio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), pescadores artesanais de Tonantins (a 865 quilômetros da capital) vão intensificar, neste mês, a captura de pirarucu manejado, que deve atingir a marca de cinco toneladas. O pescado será adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa voltada à compra direta de itens alimentícios de pequenos produtores rurais e agricultores familiares.
A captura foi iniciada no final do mês de novembro e o Idam atuará na operação logística de transporte do pirarucu, do Lago do Chico, na comunidade Divino Espírito Santo das Panelas, até a sede do município, onde o produto é entregue ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
“O PAA é importante no atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social pelos órgãos competentes e, para nós do setor primário, é fundamental para a geração de renda aos trabalhadores rurais. A iniciativa garante a segurança financeira desses pescadores, por meio”, disse o gerente da Unloc Idam/Tonantins, Dirley Mendes.
O gerente destacou que o Idam, em conjunto com a Prefeitura de Tonantins, atuará na pesagem, transporte e entrega do pescado ao destino final. “Esse será o papel do instituto, que também presta assistência técnica e extensão rural aos pescadores artesanais locais”, destacou ao acrescentar, ainda, que o Idam presta todo o auxílio necessário ao público em relação ao PAA.
Beneficiado
Entre os pescadores beneficiados com a atuação do Idam no escoamento do pescado está Elhiardo Ramires. “Agradecemos a equipe técnica do Idam pelo apoio, pois através da assistência técnica foi feita a inclusão de mais quatro pescadores artesanais da comunidade no PAA. E esta é a primeira vez que a nossa comunidade alcança o preço recorde de R$ 12 por quilo”, comemorou o pescador.
Foto: Divulgação/Idam