O cabo se soma a outros três que o Google já construiu no Brasil nos últimos anos: um que vai do Rio a São Paulo; outro de Santos até Maldonado, no Uruguai; e um terceiro, que vai de Boca Raton, na Flórida, até Santos, passando por Fortaleza.
Desde 2017, o Google já investiu R$ 1,6 bilhão para reforçar sua infraestrutura de cloud no país.
Além disso, o Duplex, uma tecnologia de inteligência artificial que usa processamento de linguagem natural para fazer tarefas do dia-a-dia, está chegando ao Brasil.
O Google disse que a tecnologia já está sendo testada para fazer ligações de informações sobre os horários de funcionamento de lojas e restaurantes, automatizar tarefas na internet e consultar dos locais de votação, em um projeto junto ao TSE.
Desde que começou a testar a tecnologia no Brasil, mais de 50 mil empresas brasileiras receberam uma ligação da inteligência artificial. O Google tem feito cerca de 200 chamadas por dia.
Em outro projeto anunciado, a americana criou um programa que oferece bolsas de estudo para negros de baixa renda interessados em começar uma carreira em programação. A meta é formar 200 desenvolvedores nos próximos 12 meses e, depois ajudá-los a se inserir no mercado.
Em 2021, as plataformas do Google movimentaram R$ 104,5 bilhões no país. O número inclui serviço de busca, Google Ads, AdSense, PlayStore e Youtube.