O Governo do Amazonas iniciou o mês de março levando os serviços de cidadania para indígenas aldeados na calha do Rio Negro. Ao todo, foram mais de 730 atendimentos nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos. A ação ocorreu de 28 de fevereiro até ontem (05/03), com emissão de Registro Geral (RG) e certidões de nascimento para as comunidades.
Com os serviços, foram emitidos 739 RGs, entre os quais primeiras vias, a exemplo do agricultor Cleomar dos Santos Frotoso, de 41 anos, do povo Arapaso, da comunidade Nazaré do Rio Enuixi. Em sua língua materna, o indígena disse estar feliz com o documento e os serviços de cidadania ofertados no local.
Também foram realizadas 454 emissões de certidões de nascimentos nos municípios, em parceria com os cartórios da região.
Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), as ações tiveram o intermédio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) nos atendimentos, pois poucos indígenas falam a língua portuguesa, e aconteceu em parceria da Fundação Estadual do Índio (FEI).
Cristina Freire da Costa, coordenadora da ação e identificadora civil, pontuou que a iniciativa foi proveitosa e pode auxiliar todos os povos. “Nossa ação no alto, médio e baixo Rio Negro foi de muito êxito, atingindo o objetivo de atendermos os 23 povos dessa região, inclusive os Yanomami, que enfrentam grandes dificuldades humanitárias neste momento”, pontuou a coordenadora da ação.
FOTOS: Divulgação/Sejusc