Governo do Amazonas incentiva produção de alimentos orgânicos no Careiro Castanho

Digiqole Ad

Associações de produção de orgânicos foram beneficiadas com equipamentos do kit agroecologia

FOTOS: Thais Silva e Tizziana Barbosa/Sepror

Para apoiar o desenvolvimento da produção de alimentos orgânicos, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, na sexta-feira (10/06), dois Kits Agroecologia no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus). Os kits vão atender a Associação de Moradores da Comunidade Arara Mamuri (Amocarama) e a Associação Comunitária e de Produção Rural Santo Antônio, que atuam em sistema de produção orgânica e sustentável na região, beneficiando mais de 30 produtores.

O governador do Estado, Wilson Lima, destacou a importância do município para o setor primário e seu fortalecimento econômico a partir da agricultura.

“Aqui no município a agricultura familiar é muito forte. As pessoas que atuam nessa cadeia produtiva elevam ainda mais o município como um grande produtor do estado. Por isso, é significativo investir no crédito rural para os agricultores familiares desta região”, destacou o governador.

O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, ressaltou que o objetivo da ação foi fazer entregas para o setor primário, a fim de fortalecer a cadeia dos orgânicos no município.

“O município tem um potencial muito grande, devido a estar à margem da BR-319, a 115 quilômetros do mercado consumidor. Aqui, foram apoiadas associações de agricultores orgânicos, com equipamentos que vão ajudar nesse trabalho que é produzir alimento sustentável. Da mesma forma, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) fez investimentos em equipamentos para o Purupuru, que é a maior comunidade do Careiro Castanho, com investimentos para a matriz econômica local”, afirmou o gestor.

Cada Kit Agroecologia é composto por um motocultivador, uma carreta agrícola, uma roçadeira e uma motobomba, no valor total de R$ 62.500.

Para o presidente da Associação Comunitária Santo Antônio, Raimundo Rodrigues da Silva, o repasse dos implementos agrícolas vai ajudar ainda mais no crescimento da produção orgânica da associação.

“Quero muito agradecer ao governador, ao secretário Petrucio, por nos proporcionar o recebimento desses equipamentos, que vão melhorar e aumentar a nossa produção rural, pois nós necessitamos demais desses kits. Estou muito agradecido e alegre pela oportunidade de estar aqui recebendo todos esses equipamentos que serão importantíssimos para a nossa produção”, afirmou o presidente.

Kits Agroecologia

Ao todo, já foram distribuídos oito kits agroecologia para a Associação dos Agricultores da Comunidade São Francisco de Assis (AACSFA) de Rio Preto da Eva; Associação de Produtores Orgânicos Renascer do Careiro da Várzea (Aprorcav); Associação de Moradores da Comunidade Arara Mamuri (Amocarama) e Associação Comunitária e de Produtores Rurais de Santo Antônio, do Careiro Castanho; Associação de Produtores Orgânicos de Iranduba (Apoi); e Associação dos Produtores Orgânicos no Estado do Amazonas (Apoam) de Manaus.

Com informações da ACS

----------------------------------------------------------------------------------