Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Idam dá continuidade à implantação de Unidade Agroecológica de Pesquisa em Careiro da Várzea


Unidade tem o objetivo de avaliar a sustentabilidade de sistemas diversificados de produção

FOTOS: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) está dando continuidade à implantação de Unidade Agroecológica de Pesquisa Participativa (UAPP) em Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), como parte do Projeto Prioritário de Agroecologia. O objetivo é avaliar de forma participativa a sustentabilidade de sistemas diversificados de produção.

“Após a seleção das espécies e desenho da unidade junto aos agricultores familiares, a UAPP encontra-se na fase de balizamento, abertura de covas e plantio de mudas já produzidas pelos agricultores familiares. Todas essas atividades são realizadas por meio de ajuris (mutirões)”, descreveu o gerente da unidade local do Idam, Diogo Campos.

Na semana passada, a equipe da unidade local do Idam em Careiro da Várzea se reuniu na Comunidade Peniel do Areal (Associação Renascer) com técnicos da Gerência de Agroecologia e Produção Orgânica, para a realização do balizamento e piqueteamento da área, onde serão plantadas mudas de cacau, café, cupuaçu, açaí, rambutan, banana, abacaxi, espécies anuais e leguminosas para ciclagem de nutrientes.

Segundo Diogo, os membros da comunidade têm participado ativamente de todas as atividades realizadas até o momento, como seleção e limpeza da área; seleção de espécies; e desenho da UAPP. Os comunitários participarão também das avaliações durante a execução do projeto.

O gerente ressaltou ainda que já estão sendo agendadas as datas para futuras atividades.

“Entre as atividades agendadas para acontecer está a coleta de sementes para a produção de mudas de algumas espécies que serão inseridas na unidade. Além disso, a equipe técnica prevê a realização de algumas metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com o grupo de agricultores, a exemplo de oficinas, demonstrações de métodos e cursos, conforme demanda dos agricultores familiares”, ressaltou.



Source link