Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Inmetro dá início a encontros com setor empresarial para discutir ações para o desenvolvimento do país

Começou nesta terça-feira (04/12) a série de encontros que o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e TecnologIa (Inmetro), Márcio André Brito, terá com representantes da indústria, dos setores de comércio e serviços do País, no âmbito do programa “Diálogo com o Setor Produtivo”. Até o da 12 de abril, cerca de 80% dos setores regulados pelo Inmetro terá se reunido com a alta administração da instituição. O objetivo é mapear as necessidades dos empresários e identificar como o Inmetro pode contribuir para melhoria do ambiente de negócios e ampliação da competitividade.

“Queremos fazer um verdadeiro pacto com o setor produtivo do país. Colocar a expertise regulatória do Inmetro e sua capilaridade nacional a serviço da sociedade. Para isso, precisamos trabalhar juntos, entendendo que indústria competitiva e consumidor protegido e bem informado são base para o desenvolvimento”, afirmou Márcio Britto.

No primeiro dia do programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e a Federação Nacional da Inspeção Veicular (Fenive) foram recebidos em Brasília. Até o fim da semana, estão previstos, ainda, encontros com Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel) e Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos (Sindicel).

“Sob ponto de vista da indústria, ter confiabilidade metrológica é fundamental para atingir novos mercados e para melhorar a qualidade dos produtos. O Senai, que é grande parceiro da indústria na formação profissional e também na inovação e na tecnologia, está celebrando aqui uma parceria de grande prazo com o Inmetro, criando oportunidades para atender melhor as demandas do setor produtivo”, afirmou Gustavo Leal Sales Filho, diretor de Operações do Senai.

Na segunda rodada do programa, nos dias 11 e 12 de abril, as reuniões acontecerão em São Paulo, com participação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), e Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).