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mais de 100 mil procedimentos realizados pela SEMSA


A Prefeitura de Manaus está concluindo o ano de 2024 com ganhos positivos também na área da Saúde Bucal ofertada na rede assistencial de saúde do município. A entrada de mais de 80 novos servidores entre cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal, possibilitou a ampliação do número de equipes, principalmente nas áreas de vazios assistenciais das zonas Norte e Leste da capital.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, avalia que os resultados de todos esforços realizados nos últimos anos estão sendo colhidos.

“Houve uma evolução muito significativa nos atendimentos e a elevação da qualidade dos serviços se deve aos investimentos realizados pelo prefeito David Almeida, e ao comprometimento dos servidores, que realmente se esmeraram em elevar o nível da atenção aos usuários”, comemora.

Outro ganho expressivo nesta área está ligado aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que estão fechando o ano com números relevantes. Até o mês de outubro de 2024, foram realizados 111.770 procedimentos com uma média de 1.500 usuários atendidos por mês em cada CEO.

Esses estabelecimentos de saúde ofertam serviços de média complexidade de modo a apoiar as ações de cuidado bucal que geralmente são iniciados pelas equipes de saúde bucal das unidades básicas de saúde, assegurando a referência e a contrarreferência dos usuários da atenção básica.

Ao analisar os dados, a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, acrescenta que os números são significativos e comprovam o avanço na ampliação dos serviços.

“Em 2023, registramos 103.432 atendimentos, perfazendo uma média de 1.000 usuários atendidos por mês em cada CEO, mas este número já foi superado pelos dados de 2024, que ainda serão mais elevados porque o ano ainda não terminou”, assinala.

Primeira consulta

O incremento também é constatado em relação às primeiras consultas e aos tratamentos concluídos, que são parâmetros fundamentais para medir o acesso dos usuários à saúde bucal e a resolutividade dos atendimentos.

Nessa área, a evolução pode ser verificada quando dados de 2020 a 2024 são analisados. Em 2020, um total de 21.062 usuários fizeram a primeira consulta, dos quais 11.833 concluíram o tratamento. No ano seguinte, em 2021, foram 43.101 pessoas que passaram pela primeira consulta e 25.322 chegaram ao fim dos procedimentos.

Em 2022, o patamar subiu de forma evidente, com 70.197, usuários que passaram pela primeira consulta. Desse total, 41.004 prosseguiram e fecharam toda a linha de cuidados referentes à saúde bucal. Mantendo o ritmo, as equipes realizaram o atendimento de 87.785 usuários que buscaram os serviços da saúde bucal pela primeira e concluíram o tratamento de 51.385 pessoas.

“Até o mês de outubro deste ano, foram computadas 81.860 primeiras consultas e desse total, conseguimos finalizar a terapêutica de 55.626 usuários. São números que atestam os avanços e que são muito importantes para validar nosso compromisso com a saúde bucal da população”, destaca.

Reconhecimento

Outra vitória comemorada pela gerência de Saúde Bucal é a conquista do primeiro lugar na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da política nacional de saúde bucal “Brasil Sorridente”, que aconteceu no mês de novembro em Brasília (DF).

Intitulada “Ordenamento da Saúde Bucal para a prevenção do câncer de boca na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus”, a experiência exitosa inovou criando um fluxo de atendimento para favorecer o diagnóstico precoce do câncer de boca. Uma mudança relevante na condução dos casos, que possibilita o tratamento e uma boa qualidade de vida aos usuários.

“O ano de 2024 foi muito importante porque consolida nosso trabalho e nos comprova que estamos no caminho certo para qualificar cada vez mais a saúde bucal. Em 2025, iremos avançar muito mais”, assegura Cláudia.



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