Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Operação Narco Brasil é encerrada no Amazonas com destaque em ações policiais

A operação ocorreu em todos estados e no Distrito Federal

FOTO: Lindemberg Cavalcante/SSP-AM; Erlon Rodrigues/PC-AM e Divulgação

Foi encerrada nesta quarta-feira (06/07), no Amazonas, a Operação Narco Brasil, que teve como objetivo principal combater o tráfico de drogas. A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Amazonas (MSJP), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e se destacou pelas ações realizadas.

No estado, a operação teve início no dia 27 de junho e, durante o período de nove dias, contou com ações da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Polícia Civil do Amazonas (PC-AM); Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop); Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Departamento de Prevenção à Violência (DPV). Ao todo, mais de 410 agentes do sistema de segurança participaram da ação.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, explicou que a operação ocorreu em todos estados e no Distrito Federal, com a integração entre as Secretarias de Segurança Pública.

“Uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, envolvendo todos os estados da federação. A SSP-AM, juntamente com as polícias Militar e Civil, participou desde o dia 27 de junho, quando começou a operação e encerrou no dia de hoje, onde realizamos a incineração de uma tonelada de entorpecentes que foram apreendidos nesta operação”, disse Mansur.

De acordo com o delegado adjunto Antônio Rondon, do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), a PC-AM realizou a apreensão de uma tonelada de drogas.

“Todas as delegacias atuaram no combate ao tráfico de drogas, especificamente, nessa operação Narco Brasil. Logo no início dessa operação, foram cerca de 700 quilos de cocaína e 400 quilos de skunk, e hoje concluímos com a incineração desse entorpecente”, explicou o delegado.

O subcomandante-geral da PMAM, coronel Algenor Teixeira, ressaltou o trabalho da PM durante a operação. “A Polícia Militar fica com a parte ostensiva e a parte de combate e repressiva. Estamos desdobrando os nossos meios, para que possamos atuar nos locais corretos em cima da necessidade que a sociedade nos busca”, disse.

Combate ao tráfico

De janeiro a junho deste ano, o Amazonas registrou a apreensão de 17 toneladas de entorpecentes realizada pelas forças de segurança do estado.

Conforme dados do Centro Integrado de Estatística e Segurança Pública (CIESP), no período de nove dias, durante o decorrer da operação, 36 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas em Manaus.

MATERIAL DE VÍDEO

Assunto: 06.07.2022 – ENTREVISTA- COLETIVA OPERAÇÃO NARCO BRASIL

Baixe aqui: https://drive.google.com/file/d/1xAeSxKfnPh00g2IPSixrQe_INpn2LcKV/view?usp=sharing

Crédito imagens: Tarcísio Heden/SSP-AM

Com informações da ACS