Palmeiras e São Paulo se enfrentarão pela Copa do Brasil depois de 22 anos do único confronto entre eles na competição. Daquela vez, em 2000, a equipe tricolor levou a melhor e saiu do Parque Antártica classificada para a semifinal. O placar de 3 a 2 contou com um golaço de letra de Raí.
O Palmeiras entrou na Copa do Brasil daquele ano diretamente nas oitavas de final por ter sido campeão da Libertadores de 1999. Depois de passar pelo ABC-RN, o chaveamento reservou o clássico contra o São Paulo, que havia eliminado o América-RN.
O São Paulo levou a melhor nos dois confrontos. No primeiro, no Morumbi, a equipe venceu por 2 a 1 com gols de França e Raí – o Palmeiras descontou com Alex. Na volta, Vágner deixou a vida do Tricolor mais fácil ao abrir o placar logo aos 14 minutos.
Rogério empatou para o Palmeiras aos 35 da etapa inicial, mas o golaço de Raí dificultou a vida alviverde. Sandro Hiroshi fez bola jogada pela direita, invadiu a área e tocou para o meio. Com o goleiro Marcos já no chão, o camisa 10 são-paulino teve tempo e espaço para tocar de letra para o fundo das redes.
O Palmeiras buscou o empate com Rogério, aos 15 minutos do segundo tempo, mas Sandro Hiroshi, nove minutos depois, garantiu a vitória e a classificação para o São Paulo.
A edição de 2000 foi a de melhor desempenho do São Paulo na história da Copa do Brasil. A equipe tricolor eliminou o Atlético-MG na semifinal, mas perdeu para o Cruzeiro na decisão.