A Temporada de Cruzeiros 2024/2025 em Manaus iniciou, nesta quinta-feira, 21/11, com a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), recepcionando o primeiro navio procedente das Ilhas Marshall, da Oceania, com turistas americanos, canadenses e de outras nacionalidades.
O navio MS Náutica atracou no porto de Manaus com aproximadamente 1,1 mil turistas e tripulantes que permanecerão por um dia na capital amazonense, realizando passeios no City Tours (Atrativos Culturais e Naturais) e River Tours (Encontro das Águas), entre outros.
Durante toda a temporada, que se estenderá até maio de 2025, Manaus receberá um total de 16 navios, com cerca de 19 mil turistas, representando uma injeção de aproximadamente R$ 131,8 milhões na economia local. Os turistas das temporadas de cruzeiros são, predominantemente, dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, como também de outros países, entre japoneses, chineses, franceses e caribenhos.
Na recepção deste ano, a Manauscult trouxe uma fanfarra do Instituto Musical Vila da Barra, que tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e que estará se apresentando na chegada de todos os turistas dos demais cruzeiros da temporada. Os turistas também receberam mapas dos atrativos da cidade e atendimento bilíngue no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na área de embarque e desembarque internacional do porto de Manaus.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, disse que a prefeitura está realizando um grande investimento para que a cidade siga recebendo cada vez mais turistas, principalmente dos maiores mercados.
“Durante toda essa temporada nós receberemos muitos turistas que vão poder usufruir e conhecer um pouco dessa beleza que é Manaus. Hoje, nós fizemos uma parceria Manauscult com a Semed, onde nós trouxemos a fanfarra das escolas do município. O turista, quando chega a Manaus, gosta de ter essa interação. A Manauscult está preparando tudo para que a gente possa cada vez mais fomentar o turismo”, destacou Lobato.
Esse investimento no turismo é muito importante, pois quem visita e propaga a experiência positiva consegue atrair novos visitantes. “A gente sabe que toda vez que o turista vem a Manaus ele não só deixa recursos aqui, eles fazem um aporte financeiro aqui na cidade de Manaus, mas eles conseguem levar o nome de Manaus para outros lugares”, completou.
O guia de turismo D’Ângelo Sales ressaltou o potencial de Manaus para atrair visitantes de todo o mundo, ainda mais após a visita do presidente dos EUA, Joe Biden, gerando uma grande injeção na economia. “Com a chegada dos transatlânticos que vêm de outros países, sobretudo esse aqui, que vem dos Estados Unidos, é uma injeção muito grande de economia, porque cada gasto que o turista tem aqui na nossa cidade, representa mais ou menos uns 100 dólares, que vai ser R$ 500. Se você tem mil pessoas colocando mil reais cada uma, gera um milhão de reais, isso vai gerar benefícios e circular capital na nossa cidade”, destacou Sales.
A estadunidense Silvia Cristofoli contou que essa é sua primeira visita a Manaus e que está bastante entusiasmada em conhecer a Amazônia, ressaltando a importância da preservação ambiental. “Bom, o rio Amazonas é muito extraordinário. Intriga a todos nós. Todos nós nos preocupamos com o meio ambiente. E eu aprendi muito nesse navio sobre o rio Amazonas, sobre a floresta tropical e como nós precisamos preservar isso. É uma coisa que me interessa muito e que tenho muito apreço”.
Serei Deysel, que é da África do Sul, disse que já é a sua segunda viagem a Manaus. Ela destacou o calor e a hospitalidade como suas lembranças da última visita. “Eu já estive aqui sim em um navio desse antes e lembro que a cidade era quente e as pessoas eram muito amigáveis e que eu comprei havaianas”, relembrou ela afirmando que espera se divertir muito nesta noite.
Os próximos navios desta temporada de cruzeiros têm previsão de chegada a Manaus nos dias 29 de novembro e 10 de dezembro, os outros 13 vão atracar na capital já em 2025, até o dia 5 de maio.