A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, nesta quarta-feira, 18/1, na recuperação de uma rede de drenagem profunda, com quatro metros de extensão, na rua H1, loteamento Águas Claras, bairro Novo Aleixo, na zona Norte.
No local, há uma empresa transportadora, onde o tráfego de veículos pesados é intenso e, por esse motivo, a via apresenta problemas na trafegabilidade, o que ocasionou o afundamento da pista e o rompimento da rede de drenagem.
As equipes da Seminf trabalham com a utilização de máquinas retroescavadeiras e caçambas. Inicialmente com os serviços de escavação mecânica para a retirada da antiga tubulação, e em seguida serão retirados os resíduos e as equipes vão executar a limpeza da caixa coletora, para que as novas manilhas possam ser implantadas.
A engenheira Márcia Pantoja, fiscal da obra, afirma que, de forma imediata, a Prefeitura de Manaus iniciou os trabalhos, para evitar que a erosão se alastrasse no local.
“Aqui atuamos de forma emergencial, seguindo a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior. Como há um intenso tráfego de veículos pesados, precisamos trabalhar com um aterro do tipo farofa (mistura de cimento com areia), para aguentar o peso dos veículos que trafegam por aqui. A meta é evitar o forte impacto na base, para que não haja um novo rompimento na rede de drenagem. A partir de agora, mesmo com o fluxo de veículos pesados, não haverá nova erosão e nem mesmo o rompimento da tubulação de drenagem na via”, afirmou a engenheira.
Logo após a colocação das novas manilhas em concreto, as equipes vão finalizar os trabalhos na via, com a implantação do asfalto. A Prefeitura de Manaus continua atuando de forma emergencial em diversas áreas da capital, com a desobstrução de bueiros e recuperação de redes de drenagem, especialmente nesse período chuvoso.