Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Produtores têm até 13 de dezembro para atualizar cadastro de animais existentes na propriedade, alerta Adaf


Os produtores do Amazonas que ainda não atualizaram a situação cadastral dos animais existentes em suas propriedades têm até sexta-feira (13/12) para realizar o procedimento junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). A atualização pode ser feita de forma presencial em um dos escritórios da autarquia ou via atendimento remoto no Whatsapp (92) 99238-5568.

A segunda etapa da campanha iniciou no dia 1º de novembro e representa uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Adaf, para viabilizar o rastreio dos animais e manter o status sanitário do Amazonas de área livre de febre aftosa sem vacinação. O reconhecimento nacional desse status foi oficializado por meio da Portaria nº 665, do Mapa, publicada em março deste ano, no Diário Oficial da União (DOU).

Devem ter suas informações de cadastro renovadas todos os bois, búfalos, cavalos, jumentos, mulas, suínos, cabras, ovelhas, galinhas, perus, patos, aves ornamentais, peixes e abelhas existentes nas propriedades.

A Adaf reforça que a atualização do cadastro dos animais é um dos requisitos para a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), por isso, os produtores que deixarem de comunicar as informações sobre os animais podem sofrer o bloqueio da ficha de movimentação – documento que concentra os registros de todas as emissões de GTA e declarações da propriedade.

A multa, nestes casos, é de R$ 20 por animal de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) não cadastrado, e de R$ 40 por animal de grande porte (bovídeos e equídeos).



Source link