Seap realiza primeira emissão de Carteira de Trabalho digital de forma virtual

Digiqole Ad

Iniciativa atendeu 18 internos do município de Maués

FOTO: Divulgação/Seap

Na manhã desta sexta-feira (10/06), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou a primeira sessão de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital de forma virtual. A iniciativa tem como objetivo agilizar a emissão do documento, além de servir como uma porta para a reinserção dos custodiados, quando cumpridas suas penas, no mercado de trabalho.

A ação foi coordenada pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e aconteceu na sede da secretaria, localizada na avenida Torquato Tapajós. Ao todo 18 pessoas privadas de liberdade (PPLs) da Unidade Prisional de Maués (UPM) tiveram a oportunidade de garantir a carteira de trabalho digital.

“O Governo do Amazonas, por meio da Seap, promove ações como essas, que possibilitam às PPLs ter o direito à dignidade e à cidadania. A partir dessas ações, conseguimos identificar que nosso trabalho tem surtido efeitos positivos, e com isso entendemos que nossa gestão está no caminho certo”, destacou o coronel Paulo Cesar, secretário titular da pasta.

A chefa do Deresc, Keyla Prado, destaca a importância de promover ações como essas.

“Essa é a primeira vez que a Seap realiza atendimento de forma virtual. Hoje nós estamos iniciando no município de Maués, mas a ação também será estendida para demais unidades do estado do Amazonas. O intuito dessa iniciativa é agregar no quesito social, pois possibilita que o interno ao retornar para sociedade já tenha em mão os documentos necessários para ingressar no mercado de trabalho”, destacou.

Emissões

A emissão da Carteira de Trabalho digital será realizada gradualmente de forma virtual em demais unidades prisionais dos municípios do estado, beneficiando os internos que adentram ao sistema sem o documento, e aqueles que necessitam de uma segunda via.

Além disso, o Deresc também é responsável por emitir RG e CPF 1° e 2° via, reconhecimento de paternidade bem como emissão de Certidão de nascimento de 1ª e 2ª via da certidão tardia.

Com informações da ACS

----------------------------------------------------------------------------------