Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sejusc atende cerca de 6 mil pessoas com serviços oferecidos em 2024


Sra. Renata Santana solicitou a Ciptea do filho. Foto: Lincoln Ferreira

“Para mim é muito importante porque quase não tenho tempo de sair e a ação social é o meio de conseguirmos esses serviços mais rápido”. A fala de Renata Santana, mãe atípica de 39 anos, reforçou o compromisso do Governo do Amazonas com cerca de 6 mil pessoas atendidas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no Governo Presente, em 2024.

Comparecendo à última edição do ano, realizada no sábado (21/12), na Escola Ernesto Pinho Filho, zona norte de Manaus, Renata buscou os serviços para pessoas com deficiência, como a carteirinha de identificação do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para seu filho, Davi Lucas Santana, de 5 anos.

Feliz com o atendimento, a mãe atípica explicou que no dia a dia ela não tem tempo para buscar os direitos do filho, mas com o mutirão de serviços do Governo do Amazonas ela pôde sair com a documentação encaminhada e aproveitar demais serviços.

“Esse atendimento nos finais de semana é uma coisa muito boa para ajudar as mãezinhas atípicas, pois nosso dia a dia é tão difícil com nossos filhos e esse é o meio que dá para a gente. É o meio que ele tem de nos ajudar, então eu sou agradecida”, comentou Renata.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, foram mais de 1 mil solicitações da declaração de hipossuficiência para segunda via do Registro Civil de Nascimento (RCN), mais de 400 regularização do CPF com o Pronto Atendimento Virtual (PAV), da Receita Federal e 1 mil atendimentos.

“Essa foi uma edição diferente, foi natalina, pois além de todos os serviços da Sejusc, estamos entregando também cestas de alimentos e kit bebês. Finalizamos 2024 de forma maravilhosa e 2025 promete muito mais”, acrescentou a secretária.

Balanço

Ao todo, nas ações do Governo Presente em 2024, foram realizadas mais de 1,5 mil orientações jurídicas e atendimentos para a mulher; 300 orientações para linha de crédito “Empreender no Envelhecer” e 60 solicitações para o + Crédito Amazonas, em parceria com a Afeam; além de mais de 400 atendimentos psicossociais para crianças e adolescentes.



Source link