Atividades direcionadas para disseminação de cultura da conformidade fazem parte da programação do evento
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizou, de 28 de junho a 1º de julho, a sua primeira Semana de Imersão ao Compliance, com programação voltada para o fortalecimento das ações de governança corporativa, gerenciamento de riscos e compliance. A iniciativa, voltada para o público interno, marca o início das ações do programa Cigás em Compliance, o primeiro nessa área adotado na esfera do Executivo estadual.
Estruturado a partir de um conjunto de pilares, o programa visa garantir a adoção de práticas que assegurem a conformidade de medidas e ações institucionais com procedimentos, regras, legislações vigentes e o interesse público. Em cerimônia de lançamento da ação, no dia 28 de junho, que contou com a participação de inúmeras autoridades das esferas municipal e estadual, o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsepam), João Rufino Junior, destacou o comprometimento da Cigás com as boas práticas de gestão.
“A iniciativa da Cigás em implantar o seu programa de compliance é vista com bastante satisfação, sobretudo pela regulamentação estadual, uma vez que tal programa sinaliza e fortalece o comprometimento da Companhia com as boas práticas de governança corporativa, mitigação de riscos, transparência e adequação ao seu escopo normativo, o que certamente reforçará a prestação do serviço adequado de gás natural canalizado no estado do Amazonas”, frisou o diretor.
Para o vice-presidente do Conselho de Administração da Cigás, Hermano Mattos, o desafio da Cigás é consolidar as ações do programa visando a sua efetividade.
“Tive a satisfação de participar ativamente da aprovação de todos os documentos que embasam esse processo do sistema de compliance da Cigás, muito bem elaborados, muito bem explicados. Todos os conselheiros da Companhia comentaram, o que gerou uma documentação sólida para que a gente possa trabalhar nisso a fim de que o presente e o futuro estejam sempre com o mesmo tipo de foco”, destaca o gestor.
O subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria, José Luís Cantuária dos Reis, ressaltou a relevância da Cigás enquanto vanguardista na implantação da compliance no âmbito da esfera do Executivo Estadual, demonstrando seriedade com a política de integridade empresarial, prevenção de riscos e governança corporativa para poder ter garantia de adoção de práticas institucionais conforme legislação, regras e interesse público.
“Tal iniciativa é de suma importância, pois demonstra o compromisso com melhores práticas de governança que contribuem para o aumento da transparência e trazem maior conformidade para a execução dos processos e, consequentemente, aprimoram os serviços prestados pela instituição”, ratifica o subcontrolador-geral.
Processo de mudança
O especialista na área e palestrante do evento, Marcos Assi, destacou que a ação faz parte de um processo, do qual essa é a primeira etapa, com a mudança dessa conscientização das pessoas, do entendimento da importância de cada um dentro dos processos. Segundo o especialista, “a partir do momento em que se caminha para a profissionalização, para a melhoria da sua governança, cada vez mais vão aumentando as exigências, então você vai se cobrando cada vez mais sobre essa questão da mudança”.
“O que estamos fazendo hoje, o que fizemos ontem, que é o aculturamento, a evangelização das pessoas, fazer com que as pessoas entendam que a Cigás só funciona por causa delas. Engajamento só funciona quando as pessoas entendem que são parte de uma engrenagem. Então, quando ela entende que se fizer o dela bem feito e cobrar dos outros a organização dele, todo o processo funciona. Não se muda a cultura de uma empresa sem antes mudar a postura, a conduta das pessoas”, complementa Assi.
Segundo o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Marco Antonio de Oliveira Villela, a ação torna a empresa ainda mais transparente, pois adota códigos de conduta e integridade, governança corporativa, política anticorrupção, gerenciamento de riscos e outras ferramentas da gestão moderna.
“Isso traz segurança às empresas que intencionam investir no Amazonas, assim como permite à Cigás (uma empresa do Amazonas) buscar a ampliação do uso de gás natural tão abundante no nosso estado. O Amazonas se fortalece nesse vetor de desenvolvimento tendo uma empresa com esse nível de excelência”, assinala Marco Antonio.
Compromisso
Para a responsável e criadora do programa, Larissa Cardoso Ribeiro, gerente de Governança, Riscos e Compliance da Cigás, o novo programa vai possibilitar a melhoria da avaliação de riscos, dos controles internos, dos canais de ética, dentre outras ações importantes para atuar de acordo com os princípios éticos e de integridade.
Outro destaque, na visão da gerente, será contribuir na redução de custos, melhoria da eficiência, segurança jurídica, aumento da produtividade e melhoria da reputação de mercado, dado que o lançamento do programa não é uma simples declaração pública, mas um compromisso com a ética, transparência e conformidade.
“Desde 2019, a Cigás vem avançando em sua estratégia de implantação de melhores práticas. Contudo, foi em 2021 que passos maiores começaram a ser dados, contemplando diversas iniciativas que possibilitaram a disseminação da cultura ética no ambiente institucional”, aponta Larissa.
O diretor administrativo-financeiro da Cigás, José Ricardo dos Santos Neto, comenta que o Cigás em Compliance é um importante marco rumo à efetivação de controles cada vez mais efetivos que aprimoram a gestão e fortalecem as linhas de defesa da Companhia.
“Todas as políticas e ações implementadas a partir desse programa, fortalecem nossas frentes de atuação para atribuir mais segurança ainda à nossa gestão, que vem obtendo grandes progressos ao longo destes 11 anos de operação”, disse o diretor.
De acordo com o diretor técnico-comercial, Clovis Correia Junior, as ações do programa de compliance são de grande valia para a operação da concessionária, visto que são boas práticas que mitigam riscos e agregam valor à estratégia empresarial, visando a perenidade do negócio.
“Apesar de jovem no mercado, com apenas 11 anos de operação, a Cigás dá mais um importante passo na sua gestão, mostrando que está sempre em busca de excelência na prestação de seus serviços”, reforça Clovis.
Com informações da ACS