Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Tonantins é o 49º município contemplado com iluminação pública de LED do Ilumina+Amazonas


O Governo do Estado acaba de concluir a modernização da iluminação pública no município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus). Por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, o município recebeu 1.254 pontos de LED, contemplando a sede e mais 15 comunidades rurais.

O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

A sede do município recebeu 994 pontos de iluminação. Nas comunidades foram 260 pontos, sendo 80 em São José do Amparo, 42 em Santa Cruz, 30 em Muria, 16 em Santa Terezinha, 13 em Deus é Amor, 12 em Santa Fé, 11 em Novo Israel, 10 em São Sebastião do Solimões, 10 em Nova Jerusalém, 10 em Beco da Chaleira, 8 em São Joaquim, 7 em Barro Alto, 5 em Nossa Senhora do Nazaré, 3 em São Lázaro e Sururua.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o programa está promovendo uma verdadeira transformação na vida dos moradores do interior do Estado. “Além de gerar economia no consumo de energia e reduzir o impacto ambiental, o programa tem proporcionado um enorme ganho social para a população local, permitindo que as pessoas ocupem os espaços públicos à noite. Além disso, o comércio pode ampliar seu horário de funcionamento”, afirmou.

O Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.

Balanço

O Ilumina+ Amazonas já alcançou 49 dos 61 municípios do interior, além de 236 comunidades rurais e indígenas, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. Lançado em 2022, o programa de modernização do sistema de iluminação pública do interior atingiu 77,05% de execução, com a implantação de mais de 87 mil pontos de LED. A meta é alcançar todas as sedes dos municípios do interior até 2025.

FOTO: Paulo Júnior



Fonte