UEA e Iesp certificam mais de cem policiais em Gestão Pública Aplicada à Segurança

Digiqole Ad

Solenidade ocorreu nesta terça-feira (14/06), no Auditório Eulálio Chaves

FOTO: Daniel Brito/UEA

Mais de cem policiais militares receberam, nesta terça-feira (14/06), a certificação em Gestão Pública Aplicada à Segurança, em nível de Pós-Graduação correlato ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). O curso é resultado de cooperação técnica entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por intermédio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp).

A solenidade certificou 138 alunos e ocorreu no Auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de ser transmitida pelo canal da UEA, no YouTube (conforme o link abaixo).

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou que a parceria com a Secretaria de Segurança Pública iniciou em 2002. “São 20 anos que a UEA e a Polícia Militar caminham juntas nesse processo de formação. É com grande satisfação que a UEA forma a segunda turma de aperfeiçoamento de oficiais da PM”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Marcos Vinícius Oliveira de Almeida, destacou a importância da UEA na vida da sociedade amazonense, pois a universidade oportuniza a qualificação aos servidores do estado. “Eu, por exemplo, fiz um CAO no Rio de Janeiro, mas precisei fazer uma outra graduação para ser reconhecido. Aqui na UEA você faz a qualificação e já sai no dia da formação com o seu certificado”, observou.

Para o orador da turma e capitão da PMAM, Simão Louzada Bulbol, foi uma honra representar a turma. “Toda conquista é um ponto de partida. E está sendo na nossa trajetória da Polícia Militar, que começou em 2011 quando recebemos a determinação para nos apresentarmos na academia utilizando o uniforme que qualquer aluno utiliza – camisa branca, calça jeans, meias brancas e tênis preto”, destacou.

Ao finalizar, o reitor relembrou que foi coordenador do Mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, e que a proposta da universidade é reestruturar o curso. “A parceria é para contratar mais professores doutores de diversos locais do país para que tenhamos a capacidade de aumentar o número de vagas. Além disso, vamos estruturar o programa para que tenhamos laboratórios exemplares. E não apenas laboratório de informática, como também laboratório das mais diversas áreas que envolvam a transversalidade da segurança pública”, observou.

Ainda durante a solenidade foram realizadas a entrega de honrarias, como a Medalha do Mérito Ajuricaba concedida ao capitão PM-AM, Bulbol, por obter o melhor desempenho acadêmico durante o curso.

Estiveram presentes no evento a pró-reitora de Planejamento da UEA, Prof.ª Dra. Joésia Pacheco; a diretora da Escola Superior de Ciências Sociais da UEA, Edileuza Lobato; o coronel da PMAM, Audo Albuquerque; o general de Divisão, Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Amazonas, Alberto Mansur; o coronel Eyderson Fonseca, chefe de estado maior geral da PMAM; e o vereador Carpê Andrade.

Aperfeiçoamento

A especialização em Gestão Pública Aplicada à Segurança, em nível de Pós-Graduação correlato ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar do Amazonas, é resultado de cooperação técnica entre a SSP-AM e a UEA.

O curso foi criado pela UEA em 26 de janeiro de 2017, e reeditado para o formato atual em 17 de novembro de 2021, com 12 meses de duração e carga horária de 525 horas/aula. O objetivo é formar especialistas em gestão pública aplicada à segurança, visando subsidiar a elaboração de políticas públicas de apoio aos anseios de desenvolvimento das instituições policiais e de segurança pública.

Esta é a segunda oferta destinada aos servidores do Amazonas no âmbito da segurança pública, sendo ofertado exclusivamente aos policiais militares, por intermédio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública.

Assista à solenidade na íntegra:

Com informações da ACS

----------------------------------------------------------------------------------