“Eu sei que vai melhorar a nossa renda dentro da nossa comunidade, porque a gente precisava de energia não só nas nossas casas, como também nos nossos empreendimentos, então vai fazer diferença”, a aposta é de Jéssica Oliveira, guia turística e moradora da Comunidade Tiririca, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), ao comentar a entrega de 60 painéis solares pelo programa Brilha Amazonas, do Governo do Amazonas. Os equipamentos foram entregues pelo governador Wilson Lima na segunda-feira (23/12).
No local, moram 16 famílias que vivem do turismo de base comunitária, onde os visitantes podem aproveitar as belezas naturais da região, comprar artesanato, fazer observação de pássaros e provar a culinária regional. Agora, com a instalação das placas solares, o trabalho deve se tornar mais eficiente, atraindo um público maior.
Atualmente, a energia elétrica na comunidade é limitada a apenas três horas por noite, fornecida por motores movidos a diesel. Sem equipamentos básicos como geladeiras, os moradores enfrentam dificuldades tanto no dia a dia quanto no desenvolvimento de seus empreendimentos.
Para o presidente da Comunidade Tiririca, Francisco Paz, a conquista é motivo de grande celebração. “Hoje esse sonho se concretiza, está se realizando uma vitória, não só minha, mas de toda a comunidade. Essas placas vão trazer uma qualidade de vida melhor. Vamos ter uma vida mais abençoada e mais fértil”, declarou o presidente.
Alem da Comunidade Tiririca, foram beneficiadas também as comunidades Santo Antônio e Marajá, todas localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. A ação integra um esforço maior do Governo do Amazonas para consolidar o estado como referência em energia limpa e sustentável. Desde 2023, foram entregues 506 painéis solares em nove municípios amazonenses, além de comunidades indígenas.
Foto: Alex Pazuello/Secom