Wilson Lima dá ordem de serviço para construção de infraestrutura turística na Serra da Valéria, em Parintins

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Digiqole Ad

Obra beneficiará moradores da comunidade Santa Rita e facilitará acesso de turistas, principalmente de cruzeiros internacionais

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, nesta quarta-feira (15/06), a ordem de serviço para o início das obras de infraestrutura turística da Serra da Valéria, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O projeto, executado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), vai facilitar a vida dos moradores da comunidade Santa Rita e o acesso dos turistas à região, uma das principais paradas de cruzeiros internacionais no Amazonas.

Segundo o governador, a obra contempla a pavimentação em concreto armado dos 124 metros de via que dão acesso à comunidade, que hoje se encontra sem nenhum asfaltamento.

O projeto inclui ainda a construção de sarjetas e meio-fio; drenagem; iluminação; escadaria com aproximadamente 180 metros de extensão; guarda-corpo; sinalização vertical e horizontal; sinalização turística; lixeiras para coleta seletiva; estacionamento; e duas estações de embarque, facilitando a acessibilidade para os usuários e ao turista.

“Eu imagino como era o sofrimento de homens e mulheres para saírem da comunidade, enfrentar esse lamaçal quando chovia, o risco de um acidente. Por isso que a gente está vindo aqui não para prometer, a gente está vindo aqui com as máquinas. Daqui a quatros meses, a rampa e a escadaria estarão prontas”, anunciou Wilson Lima.

“É uma obra muito importante, uma demanda antiga da comunidade, prometida por outras gestões e que o governador Wilson Lima vai realizar. Essa obra é importante porque recebe os cruzeiros da região, vai melhorar o fluxo e, acima de tudo, tem o cunho social, que é dignidade para as pessoas da comunidade”, disse Gustavo Sampaio, diretor-presidente da Amazonastur.

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

Também consta no projeto a construção de duas estações de embarque e desembarque, sendo uma de 32m², revestida em madeira, com brise em madeira, lixeiras, jardineiras, guarda-corpo, letreiro, piso podotátil e sinalização; e outra de 64m², com espaço com bancos de concreto, garagem para um carro, cobertura de estrutura metálica e brises de madeira.

A primeira etapa será a montagem e operação do canteiro de obras, locação para início das escavações para a execução das escadas e rampas.

Acompanhado do prefeito de Parintins, Bi Garcia, Wilson Lima entregou a revitalização do Centro Receptivo Fluvial Turístico da comunidade. A estrutura foi repassada do Estado para o município, que realizou a reforma do centro.

Qualificação

A agenda voltada ao fortalecimento do turismo em Parintins teve continuidade com a entrega de certificados a 249 profissionais do setor que concluíram o Workshop Bem Receber, realizado em maio na sede de Parintins e na comunidade Santa Rita, na região da Serra da Valéria. A capacitação profissional para dar novas oportunidades de emprego e renda é prioridade do Governo do Amazonas, destacou Wilson Lima.

O professor Valdemar de Oliveira é um dos participantes do curso e agradeceu pelos investimentos do Governo do Amazonas para o desenvolvimento do turismo na comunidade. “Essa comunidade recebe turistas há 40 anos. A comunidade passa a se despertar e desenvolver os projetos que são trazidos para cá: o artesanato e o atendimento ao turista. Eles trouxeram novas experiências”, disse o educador.

O projeto qualificou tricicleiros; taxistas/mototaxistas; atendentes de hotéis, bares, restaurantes; atendentes de porto e aeroporto; vendedores ambulantes; e camareiras, entre outros profissionais do comércio em geral. A qualificação contribui para melhorar o atendimento do turista durante os grandes eventos de Parintins, em especial o Festival Folclórico. Ao todo, 209 pessoas foram qualificadas na sede e 40 na comunidade Santa Rita da Serra da Valéria.

Lançado em maio de 2022, o Workshop Bem Receber vai qualificar um total de 850 prestadores de serviços turísticos em Parintins. A metodologia envolve palestras de 2 horas/aula (cada turma), com a apresentação de vídeos, dinâmicas e atividades práticas sobre qualidade no atendimento ao turista.

Ordenamento

Visando a valorização dos tricicleiros da ilha, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, realizou a entrega de 200 uniformes e 200 triciclos, devidamente reformados, para os profissionais da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e da Associação dos Tricicleiros de Parintins (ATPIN).

O objetivo, de acordo com o presidente da Amazonastur, é fortalecer a imagem da categoria, declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas e que também representa um símbolo do turismo na ilha.

Com informações da ACS