Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Wilson Lima entrega laboratórios de robótica em escolas estaduais de Apuí e Humaitá

Iniciativa compõe projeto Fazer para Aprender, do Educa+Amazonas

Em toda a rede estadual, serão 100 unidades até o final de 2022. FOTOS: Divulgação/Secom e Lucas Silva/Secom

Mais dois municípios receberam laboratórios de robótica para atender estudantes da rede estadual de ensino. Nesta terça-feira (07/06), o governador Wilson Lima entregou duas unidades dos Espaços Makers em Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) e Humaitá (distante 590 quilômetros da capital), na calha do rio Madeira.

Os espaços estão sendo montados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e começam a funcionar na próxima semana. Em toda a rede estadual, serão 100 unidades até o final de 2022.

Em Humaitá, a unidade de ensino contemplada foi o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Tarcila Prado de Negreiros Mendes. Para receber o laboratório em Apuí, a Escola Estadual Maria Curtarelli Lira foi adaptada.

Cumprindo agenda nos dois municípios, o governador Wilson Lima destacou a importância do investimento para a rede pública estadual de ensino.

“A gente tem feito isso em todas as escolas do estado do Amazonas, em cada município a gente vai implantar”, destacou o governador. “Os alunos vão ter acesso a programação de computador, laboratórios de ciências, física, química. São os alunos tendo acesso a impressoras 3D e outras tecnologias de ponta, e que antes não acontecia na escola pública. O que nós estamos fazendo é uma verdadeira revolução”.

A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021. Os Espaços Makers foram pensados para ajudar os estudantes na construção de carreiras, despertando imaginação e interesses por áreas diversas. Em junho, serão 20 unidades entregues.

O local conta com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática.

Espaços Makers

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Para complementar e garantir eficácia do projeto, o Fazer Para Aprender também investe na formação dos professores para que eles se sintam preparados para utilizar todos os recursos.

Unidades da rede estadual contempladas com Espaços Makers

Manaus
• EETI Maria Arminda
• Ceti João dos Santos Braga
• Ceti Dariana Correa Lopes

Interior
• Ceti Hélio Bessa – Tefé
• Ceti Maria Izabel Desterro – Iranduba
• Ceti José de Araújo Rodrigues – Codajás
• Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes – Humaitá
• Ceti Escola Estadual Maria Curtarelli Lira – Apuí
• Ceti Washington Régis – Manacapuru
• Ceti Professor Aristélio Sabino – Benjamin Constant

Com informações da ACS