Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

PIB cresce 0,9% no terceiro trimestre, com consumo e investimento

Um dos sinais de ampliação de investimentos é a compra de máquinas e equipamentos no exterior. As importações de bens e serviços cresceram 1% na comparação trimestral, segundo o IBGE. Já as exportações caíram 0,6%.

Indústria de transformação é destaque

Pelo lado da oferta, os serviços, que respondem por cerca de 70% da economia, e a indústria seguiram em trajetória de crescimento. O primeiro subiu 0,9% na comparação o trimestre imediatamente anterior, liderado pelas atividades de Informação e comunicação.

Já setor industrial avançou 0,6%, puxada pela indústria de transformação. Por outro lado, caíram os segmentos de construção (-1,7%), eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,4%) e indústrias extrativas (-0,3%).

A agropecuária foi o único componente da oferta que teve retração, como esperado. O recuo foi de 0,9%, o que ainda reflete os efeitos da seca sobre as plantações.

Sinais de desaceleração

Embora a alta do PIB do terceiro trimestre represente uma desaceleração em relação ao rimo do segundo trimestre, está longe de ser a freada que chegou a ser esperada por economistas no início de setembro.

À medida que os dados mensais da indústria, do varejo e dos serviços de julho, agosto e setembro foram sendo divulgados, a ideia de freada ficou para trás. As estimativas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), por exemplo, começaram em alta de apenas 0,1% para o PIB do terceiro trimestre.

Para Silvia, apesar da surpresa positiva, a economia já dá sinais de aquecimento excessivo, que aparecem na inflação pressionada. Com um cenário externo mais turbulento, diante da eleição de Donald Trump como presidente dos EUA, o aquecimento excessivo poderá exigir juros mais altos, que poderão provocar uma freada ainda mais forte na economia.

— É positivo o PIB (em ritmo maior de alta), mas é aquela coisa, o custo já apareceu, não veio de graça, não tem almoço grátis — afirmou Silvia.

Fonte: Globo

Fonte