Carros incendiados, centenas detidos e dois mortos: o saldo da comemoração da vitória do PSG na Liga dos Campeões

Duas pessoas morreram na França durante as celebrações pela vitória do PSG na Liga dos Campeões de futebol e 559 foram presas, indicou neste domingo o Ministério do Interior. Em Paris, um homem que estava de moto foi atropelado por um automóvel e não resistiu aos ferimentos.

O ministério também indicou que 559 pessoas foram detidas, 491 delas em Paris, e que 320 permanecem sob custódia policial, 254 das quais na capital. Ao longo da noite, 22 membros das forças de segurança ficaram feridos, 18 deles em Paris, segundo a mesma fonte. Sete bombeiros ficaram feridos, assim como 192 manifestantes. O órgão contabilizou, segundo um balanço provisório, 692 incêndios, 264 deles de veículos.

Na cidade de Dax, no sudoeste do país, um menor de 17 anos morreu esfaqueado durante uma concentração para celebrar a vitória contra a Inter de Milão, e o autor está “foragido”, segundo a promotoria.

Em Grenoble, no leste da França, vários membros de uma mesma família ficaram feridos, dois deles em estado grave, após um automóvel atropelar uma multidão que celebrava a vitória do Paris SG. O motorista testou negativo para drogas e álcool, informou a promotoria.

Torcedores e motoristas do Paris Saint-Germain (PSG) param na Peripherique, entre Porte Maillot e Porte Champerret, em Paris — Foto: LOU BENOIST / AFPTorcedores e motoristas do Paris Saint-Germain (PSG) param na Peripherique, entre Porte Maillot e Porte Champerret, em Paris — Foto: LOU BENOIST / AFP

Um policial foi colocado em coma induzido na região da Normandia após ser ferido por fogos de artifício durante as comemorações, informaram fontes policiais neste domingo.

— Foi aberta uma investigação por violência intencional contra uma pessoa em posição de autoridade pública — declarou Gauthier Poupeau, promotor da República da cidade de Coutances, no noroeste do país.

Segundo as primeiras apurações, o policial foi atingido no olho após a explosão acidental de um fogo de artifício, informou uma fonte policial.

Torcedores do Paris Saint-Germain comemoram com fogos de artifício após o PSG vencer a final da Liga dos Campeões — Foto: LOU BENOIST / AFPTorcedores do Paris Saint-Germain comemoram com fogos de artifício após o PSG vencer a final da Liga dos Campeões — Foto: LOU BENOIST / AFP

A França também foi palco de cenas festivas na noite de sábado, depois que o PSG venceu por 5 a 0 a Inter de Milão na final da Liga dos Campeões em Munique. Em todo o país, e em particular na avenida Champs-Élysées, em Paris, os torcedores celebraram a vitória com fogos de artifício, cantos e buzinaços.

Fonte: Globo.com

Fonte