Ipem-AM realiza análise em produtos típicos de festa junina

Digiqole Ad

Durante a perícia no laboratório, 154 produtos foram reprovados por estarem abaixo do peso indicado na embalagem

FOTO: Alexandre Vieira / Ipem-AM

A operação especial “Festa Junina”, foi realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), no período de 6 a 10 de junho, para verificar se os produtos têm o peso correto, conforme indicado nas embalagens.
Ao todo, foram analisadas 800 amostras de produtos no laboratório de Pré-Medidos. Dentre elas, o milho de pipoca, canjica de milho, farinha de tapioca, leite de coco, coco ralado, pé de moleque, amendoim, entre outros itens.

Durante a perícia foram aprovados 646 produtos, e reprovados 154 por estar com peso abaixo ao declarado nas embalagens, sendo milho de pipoca, farinha de tapioca, açúcar cristal, sardinha com óleo comestível, sardinha em molho de tomate e atum ralado.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Marcio André Brito, informa que na hora da compra é importante ficar atento ao peso dos produtos.

“Na hora de comprar produtos embalados, fique atento. Eles devem conter o peso sempre acima ao declarado na embalagem. Em caso de dúvida, procure uma balança no próprio estabelecimento e faça uma simples pesagem, se o peso for inferior, denuncie ao IPEM, no telefone 0800 092 20 20”, orientou Márcio André Brito.

FOTO: Alexandre Vieira / Ipem-AM

Multas

As empresas que apresentarem irregularidades serão notificadas, com prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitas a multas que podem chegar a R$ 2,2 milhões.

Denuncie

Ao identificar possíveis irregularidades em relação ao peso, denuncie à Ouvidoria do Ipem-AM, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, no telefone 0800 092 2020, ou envie e-mail para: ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br

Com informações da ACS

----------------------------------------------------------------------------------