Setemp destaca vagas de empregos, cursos e demais serviços oferecidos aos trabalhadores pelo Sine Amazonas em 2022

Digiqole Ad


O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), apresentou, nesta quinta-feira (29/12), um balanço onde se destaca o número geral de atendimentos prestados, entre vagas de empregos, cursos, entre outros, durante o ano de 2022. De acordo com informações divulgadas pelo Mais Emprego e pela Base de Gestão de Intermediação de Mão de Obra, foram 10.506 pessoas encaminhadas para entrevistas de emprego neste ano, enquanto mais de 2.036 pessoas foram admitidas pelas empresas parceiras. Em um ano, foram oferecidas mais de 4.774 vagas de emprego em âmbito estadual pelo Sine Amazonas. Com estimativa para o fim de ano, de oferecer 300 vagas de emprego e mais de 1,2 mil pessoas encaminhadas para entrevistas pelo Sine Amazonas, visto que nesse período o número de vagas para o comércio cresce devido às festas de fim de ano, o número foi superado nesses dois meses que finalizam o ano, com mais de 350 vagas oferecidas e cerca de 1.250 pessoas encaminhadas para entrevistas nas empresas.

Para o Secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo, André Mota, esses números são significativos. E isso é resultado de um trabalho intenso realizado pela Setemp. “Estamos sempre em busca de oferecer as melhores vagas de empregos para que os cidadãos possam estar inseridos no mercado de trabalho. É nosso objetivo, junto com o Governo do Amazonas, contribuir para o crescimento de oportunidades no estado”, disse. Comércio, setor de serviços e a indústria, foram os setores que mais contrataram durante este ano. Atendimento De janeiro a dezembro de 2022, o setor de atendimento ao público do Sine Amazonas realizou mais de 45.500 atendimentos referentes aos serviços de: Cadastro de Emprego, Solicitação do Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho Digital e Currículos recebidos.

QualificaçãoA Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) ofereceu mais de 7.400 vagas de cursos de qualificação em parceria com instituições de ensino e com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), sendo 6.200 cursos realizados de forma presencial e 1.200 na modalidade de Educação a Distância (EAD). Portal do Trabalhador O Portal do Trabalhador, lançado em maio de 2021, somente neste ano, teve o acesso de mais de 3.171,890 pessoas e 113.897 cadastraram o currículo nas vagas ofertadas no portal, além de mais de 5.500 pessoas encaminhadas para o mercado de trabalho. Artesanato O Departamento de Artesanato e Economia Solidária (Daes), em 2022, realizou cerca de 1.300 atendimentos, além disso os artesãos do estado arrecadaram esse ano mais de R$ 2,3 milhões em peças comercializadas. E na Economia Solidária, através da parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), foram liberados mais de R$ 164 mil para empreendedores do Amazonas. Para o ano de 2023, os projetos da Setemp, por meio do Sine Amazonas, são de descentralizar os serviços da secretaria, levando os atendimentos para a população através do Ônibus Itinerante, e novos postos de atendimento do Sine Am, dentro do Pronto de Atendimento ao Cidadão (Pac). Além de dobrar a oferta de vagas em todo estado.

FOTOS: Henrique Miranda/Setemp



Source link

----------------------------------------------------------------------------------